Topo

Mel Lisboa critica machismo no Brasil: 'Evoluímos muito pouco'

De Nossa

01/11/2020 14h54

A atriz Mel Lisboa foi a convidada especial do Brasil com Zeca deste domingo (1º) para bater um papo com o apresentador Zeca Camargo sobre sua carreira e o que tem feito durante o período de quarentena.

Uma das quatro protagonistas da série "Coisa Mais Linda", da Netflix, Mel exaltou a criação de uma produção encabeçada por quatro mulheres, mas lamentou que muitos problemas envolvendo o machismo da sociedade brasileira na época, e amplamente abordados na narrativa, continuem existindo nos dias de hoje.

Nós nos unimos nos bastidores por sabermos a importância da história, por serem quatro mulheres protagonistas. A gente faz um paralelo com os dias de hoje e percebemos que nem evoluímos tanto, foi muito pouco"

"Precisamos valorizar nossas conquistas, os passos que demos à frente. Precisamos entender que foram passos dados com muita luta por pessoas que, lá atrás, lutaram por seus direitos", disse a atriz, que divide o protagonismo da série com Maria Casadevall, Pathy Dejesus e Fernanda Vasconcellos.

Coisa Mais Linda - Reprodução/Divulgação - Reprodução/Divulgação
Cena de "Coisa Mais Linda": "Nós nos unimos nos bastidores por sabermos a importância da história"
Imagem: Reprodução/Divulgação

Com duas temporadas produzidas, a Netflix ainda não anunciou a renovação de "Coisa Mais Linda" para um terceiro ano, mas Mel considera positivo o retorno do público.

"A série foi muito bem. A primeira [temporada] foi muito elogiada, então criou-se uma expectativa para a segunda. Você fica apreensivo mas, quando lançou, a gente teve uma resposta muito positiva".

O trabalho na quarentena

Entusiasta do teatro, Mel Lisboa se adaptou à vida dentro de casa para encenar um monólogo reproduzido em lives nas redes sociais. Intitulado "Madame Blavatsky.", a não-peça escrita por Cláudia Barral com base em um texto de Plínio Marcos (1935-1999) conta a história da escritora russa Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891).

"Era para estrear no teatro, mas adaptamos para o modelo online e mudamos o título para Madame Blavatsky. Ela é uma figura muito polêmica, mas com importância para a humanidade. Um escritora que escreveu muitas obras e trouxe um conhecimento milenar do oriente quando nós não tínhamos", contou a atriz.

Mel Lisboa - Reprodução - Reprodução
Lel Lisboa durante encenação online de "Madame Blavatsky"
Imagem: Reprodução

O monólogo não foi o único trabalho feito por Mel durante a quarentena. Em seu perfil no Instagram, a estrela da Netflix criou o #livemhistória, projeto no qual a atriz faz a leitura de contos e outras histórias para seus seguidores. Segundo ela, o uso da criatividade foi muito importante para cuidar de sua saúde mental.

"Para manter a minha sanidade, precisei inventar coisas. Quando percebi, já estava fazendo projetos dentro dos recursos que nós temos: internet e redes sociais. Criei uma apresentação para casa, feita de maneira remota. É um projeto que dialoga com as pessoas", explicou.