PUBLICIDADE
Topo

"As pessoas estão gourmetizando demais", diz chef Angeluci Figueiredo

A chef Angeluci Figueiredo, do restaurante Preta, de Salvador - Divulgação
A chef Angeluci Figueiredo, do restaurante Preta, de Salvador Imagem: Divulgação

Gabrielli Menezes

De Nossa

22/08/2020 04h00

#BrazilCozinhaComigo

#BrazilCozinhaComigo

AO VIVO

Zeca Camargo recebe Angeluci Figueiredo neste domingo (23), ao meio dia, no programa #BrazilCozinhaComigo, com transmissão no Youtube de Nossa (www.youtube.com/c/NossaUOL), no portal UOL e no Instagram @uoloficial.

Com a chef Angeluci Figueiredo, do badalado restaurante Preta, na Bahia, não tem cerimônias. Autêntica, Preta, como é conhecida, chama sua própria comida de gororoba e, por mais que receba no estabelecimento celebridades como Ivete Sangalo e Gilberto Gil, afirma não ligar tanto para esse status.

As pessoas estão gourmetizando demais. Sou simples", garante.

Com 47 anos de vida e oito à frente do seu próprio negócio, a baiana nascida em Amargosa, a 160 quilômetros de Salvador, conquistou uma clientela fiel que costuma passear de barco pela Ilha dos Frades, onde se encontra seu restaurante há dois anos — antes disso, estava instalado na Ilha da Maré.

Apesar da mudança, o cardápio seguiu apresentando comidas praianas, cheias de regionalidade.

Entre os exemplos, estão moqueca e malassado, filé-mignon servido ainda rosado em caldo de carne com milho, banana-da-terra, cogumelo e pimentão — receita que ela irá preparar com Zeca Camargo no #BrasilCozinhaComigo, neste domingo (23).

Moquequinha de siri mole e cascudo: um dos pratos do menu - Divulgação - Divulgação
Moquequinha de siri mole e cascudo, do restaurante Preta
Imagem: Divulgação

Começo da empreitada gastronômica

Formada em Filosofia, Angeluci trabalhou como fotógrafa num jornal por 15 anos. Foi em uma reportagem sobre gastronomia à beira-mar que veio a ideia de investir numa paixão que carrega desde nova: o fogão.

Restaurante da Preta - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Originalidade na decoração: peças garimpadas e reaproveitadas
Imagem: Arquivo pessoal

Sem dinheiro para grandes investimentos, ela vendeu um terreno que possuía e comprou uma casa na Ilha da Maré. O mobiliário foi garimpado de amigos que estavam reformando suas casas e que gostariam de se desfazer de algumas peças. Outros itens, como barcos usados como decoração, foram resgatados abandonados na rua e reciclados.

"Lá é tudo descasado. Nada combina com nada", conta ela, sem medo.

No começo, porém, o sonho parecia que não daria certo. Durante duas semanas ninguém se sentou à mesa.

Chorei muito. Mas a partir da terceira semana encheu tanto que nunca mais parei"

Comer, respirar e relaxar

Angeluci é fã do trabalho e da vida sem pressa. Dá preferência para peixes e frutos do mar vindos da pesca artesanal e está sempre de olho no que tem de interessante no artesanato local para enfeitar o restaurante.

Malassado: carne servida ainda rosada - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O filé-mignon Malassado, que ela vai preparar com Zeca no programa
Imagem: Arquivo pessoal

Quem come suas especialidades e sente aquele soninho depois do almoço pode ficar à vontade para se encostar nas redes e nos barcos do espaço para tirar uma pestana.

Tem vezes que as mesas nem rodam. Fica todo mundo dormindo"

Para viagem: camarão com polpa de coco verde e farofa de banana com tapioca - Divulgação - Divulgação
Camarão com polpa de coco verde e farofa de banana com tapioca
Imagem: Divulgação

Essa atmosfera meio de casa vem de uma necessidade da própria Angeluci: "Eu adoro receber. E quando saio para jantar gosto de ser acolhida. Aqui, se você vem com cachorro eu dou água de coco com gelo para ele. Está com dor de cabeça? Também tenho um remédio a mão".

A vibe "de boa" se estende para a Pretoca, pousada no anexo do restaurante que possui poucas suítes. "Funciona assim: se você acorda 13 horas, é essa hora que vou servir o café". Assim que é bom.

Na pandemia

Fechado para o público desde março, o Restaurante Preta passou a operar com delivery. As comidas são preparadas na cozinha da própria casa de Angeluci e viajam até os barcos atracados pelo litoral.

Assista #BrasilCozinhaComigo

O #BrasilCozinhaComigo é a nova série de Nossa, o canal de lifestyle do UOL. Todo domingo, Zeca Camargo recebe um convidado de uma região diferente do país, para trocar receitas e histórias.

Você pode acompanhar as lives, sempre ao meio dia, no Youtube de Nossa. Angeluci Figueiredo estará no programa deste domingo, dia 23 (coloque já o lembrete), que terá também a participação de Marina Person e do ator Tiago Abravanel.