Topo

Produtores de cafés especiais apostam em delivery e eventos online na crise

Festivais online e venda direta são alternativas para quem quer comprar cafés diferentes sem sair de casa - Getty Images
Festivais online e venda direta são alternativas para quem quer comprar cafés diferentes sem sair de casa
Imagem: Getty Images

Cíntia Marcucci

Colaboração para Nossa

15/08/2020 04h00

#BrazilCozinhaComigo

#BrazilCozinhaComigo

AO VIVO

Zeca Camargo recebe Fábio Beli neste domingo (16), ao meio dia, no programa #BrazilCozinhaComigo, com transmissão no Youtube de Nossa (www.youtube.com/c/NossaUOL), no portal UOL e no Instagram @uoloficial.

Um dos memes mais populares deste ano é o que mostra a variação de importância de certos itens com o avanço da pandemia da Covid-19. Enquanto papel higiênico e álcool em gel tinham grandes variações, o café continuava impávido, com sua relevância sempre grande e inabalada.

O que mudou muito foi o jeito de consumir café. E um número crescente de brasileiros, que estava mudando seus hábitos relacionados à bebida e conhecendo cada vez mais cafés especiais, de pequenos produtores e preparados de jeitos diferentes, passou a buscar meios e fazer um bom café também em casa.

Com as cafeterias fechadas, uma das saídas encontradas por elas e pelas micro-torrefações foi investir na venda direta ao consumidor.

fábio beli - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Fábio, do Ragazzo, café produzido no interior de São Paulo
Imagem: Arquivo pessoal

Foi o que fez Fábio Beli com seu Café Ragazzo. "Eu estava pronto para abrir uma cafeteria, mas fiz uma mudança nesses planos. Por enquanto, vendemos só localmente, mas temos planos de ir além", diz ele, que é o convidado de Zeca Camargo deste domingo (16), no #BrazilCozinhaComigo, para fazer uma paella caipira.

O Café Ragazzo tem características de café gourmet e é produzido, beneficiado e torrado por Beli e seus primos em Espírito Santo do Pinhal, cidade da região Mogiana, no estado de São Paulo.

Um pouco de tudo

Beli, que nasceu na cidade, conta que gosta de fazer sempre alguma coisa nova. Aos 43 anos, ele morou e trabalhou no sítio dos pais até por volta dos 22 anos e, desde então, já fez de tudo um pouco. "Fui representante comercial, fiz faculdade de gastronomia depois dos 30, tive um restaurante em uma cidade aqui perto, hoje tenho uma loja e cuido da parte comercial do Café Ragazzo".

O restaurante que ele tinha era do que é conhecido como comida mineira, mas que, na verdade, é a comida originária também do interior de São Paulo, a culinária caipira — inspiração para a paella que ele irá cozinhar com Zeca.

café ragazzo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A produção do café: grãos selecionados, pequena tiragem e perfil gourmet
Imagem: Arquivo pessoal
café ragazzo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A fazenda fica em Espírito Santo do Pinhal, na região mogiana
Imagem: Arquivo pessoal

Outros cafés

Para quem quer comprar cafés diferentes e de pequenos produtores e micro-torrefações sem sair de casa, uma boa pedida é aproveitar o São Paulo Coffee Fest.

O evento vai até 13 de setembro e está em sua segunda edição, dessa vez virtual, em que é possível comprar kits com grãos e experiências de 24 cafeterias e micro-torrefações da cidade para fazer em casa. Além de ganhar brindes como belas gravuras exclusivas do evento e apoiar o projeto Fazedores de Café.

Com entregas em todo o Brasil, a Café Store criou deste o início da pandemia o projeto Cafeterias Vivas, para auxiliar na venda de produtos especiais de cafeterias e torrefações pelo e-commerce da loja, que já era estruturado.

Assista #BrasilCozinhaComigo

O #BrasilCozinhaComigo é a nova série de Nossa, o canal de lifestyle do UOL. Todo domingo, Zeca Camargo recebe um convidado de uma região diferente do país, para trocar receitas e histórias.

Você pode acompanhar as lives, sempre ao meio dia, no Youtube de Nossa. Fábio Beli estará no programa deste domingo, dia 16, cozinhando com Zeca uma paella caipira.