Topo

Com tons neutros em clima de leveza, Dani deu mais frescor à casa dos pais

Com suavidade e força da família, Dani Toledo rejuvenesceu a casa dos pais - Divulgação
Com suavidade e força da família, Dani Toledo rejuvenesceu a casa dos pais Imagem: Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

13/08/2020 04h00

O problema de saúde do pai fez a carioca Dani Toledo voltar a morar na casa em que cresceu, a fim de ficar mais perto. Mas essa história, que começa com essa intercorrência, tem final feliz: foi assim que a residência da família começou a se transformar.

Hoje, o enredo dessa renovação atrai mais de 100 mil seguidores no Instagram - graças às aventuras que o trio inventa, renovando a decoração e os móveis. Tudo feito por eles, com muita garra e um olhar apurado que mistura tons neutros, plantas e polka dots com leveza.

Se durante o dia Dani é assistente-executiva em uma gravadora de música, nas horas vagas, ela corre para seu perfil, o @danitoledo_decorityourself. "Com a quarentena passamos a olhar mais para a casa. Comecei a fazer muitas coisas e transformei um móvel, mostrando tudo. Assim, a conta começou a crescer", diz.

As ideias surgem e os três executam. "Meu pai foi serralheiro e tem as ferramentas e o conhecimento. Eu e minha mãe também colocamos a mão na massa. Assim conseguimos dar um refresco à casa, modernizando os ambientes", conta, acrescentando que o visual ficou mais jovem, contemporâneo.

O arquiteto tem um olhar mais técnico para o projeto. Já o influenciador vê a casa por um ângulo mais simples e criativo, mostra com uma linguagem mais fácil, por isso as pessoas se identificam"

Reaproveitar é viver

A sala e a cozinha são as partes que passaram por maiores transformações. "Criamos um painel de lambris com material de rodapé reaproveitado na sala. Acho muito legal dar um novo olhar para coisas que não estamos usando mais. Gostamos também de trocar a cor dos móveis, das paredes, até mesmo das almofadas. Dá novos ares à casa".

A sala da casa dos pais de Dani Toledo - Divulgação - Divulgação
A sala da casa dos pais de Dani Toledo
Imagem: Divulgação
Dani Toledo - Divulgação - Divulgação
Dani Toledo
Imagem: Divulgação

Agora ela se prepara para uma nova mudança - desta vez, para um apartamento alugado. Da casa dos pais, ela leva histórias e fotos incríveis, mas também aprendizados importantes sobre o que a faz feliz na rotina: "Minha casa sempre vai ter cantinho do café, plantas, luz natural e personalidade", diz.

Dicas da Dani pra dar impacto visual gastando pouco

  • Se você quer transformar sem fazer obra, pense em cores e texturas. "Nossa cozinha era amarela e eu detestava. Com adesivo vinílico ela se transformou", diz Dani, que também aconselha a forrar e dar novas cores a móveis;
  • Objetos simples podem sair do contexto original e ganhar a decoração. "Vi fora do país a ideia de usar cestos de palha na parede, e adaptei para o uso de sousplats de palha. Amo galerias de parede.";
  • Na hora de usar cores, tenha sempre uma paleta com uma base neutra. "Não sou muito colorida, gosto de base neutra com pontos de cor em almofadas, acessórios. Mas é importante definir as tonalidades antes.";
  • Se você não tem dinheiro, invista em plantas. Elas dão muita vida ao ambiente e você gasta pouco com algumas espécies;
  • Dani indica vasculhar a internet em busca de informações e trabalhos manuais para transformar a casa. "Não tenha medo de se arriscar. Pintei o banheiro e o quarto e posso dizer que vale a pena, é terapêutico o processo.";
  • Quer uma cama linda como a dela? Faça ficar convidativa, com os itens certos: travesseiros, lençol de baixo, de cima ou dois edredons (um deles pode ser dobrado, imitando uma peseira). Por cima coloque uma mantinha de um jeito descontraído e encha de almofadas. O conjunto pode não ser prático, mas faz efeito.

@ que me inspiram

@lustliving

Inglesa, a Olivia é maravilhosa. Consegue misturar o dourado e tornar leve, o que acho que aprendi com ela, a dar esse toque na decoração, sem deixar over. Ela mistura bem metais, preto e branco e as polka dots.

@janskacelikart

Adoro a pegada moderna, abstrata desse artista. Ele mistura corda, palha, natureza, as cores terracota, verde, mostarda, que temos bastante aqui em casa. Sou uma mistura do estilo dele da Olivia, que citei.