Topo

Daniel transformou a casa de 33 m² com cores, plantas e reaproveitamentos

Cafofo do Dani - Arquivo pessoal
Cafofo do Dani
Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

23/07/2020 04h00

Quem vê a casa colorida que Daniel Virgnio, 30, e Leo da Cunha, 25, dividem, não imagina que há cinco anos ela era repleta de paredes brancas e móveis sem-graça de MDF.

Um belo dia, Daniel entrou em contato com uma amiga, a Karla do @Diycore, em busca do estilo e dos móveis com mais personalidade que ela mostrava em suas redes. Deu certo. Aliás, deu tão certo, que a amizade se expandiu para os negócios e hoje o casal trabalha com ela.

A casa de 33 m² começava a se transformar e foi quando Daniel criou o Instagram @cafofododani para mostrar a evolução. Hoje, ele é criador de conteúdo e sócio de Karla, enquanto Leo é diretor e assessor da loja Decô, que faz parte da rede.

Despretensiosamente, a casa ganhou uma paleta de cores bem definida entre azul, amarelo, terracota e verde, muito verde. Daniel, afinal, ama plantas e cultiva uma árvore da felicidade desde seu nascimento.

"Urban jungle é um conceito profundo, vai muito além de ter plantas. Tenho uma relação afetiva com elas", conta.

Um dos hobbies, aliás, é dar volumetria às espécies que ele cultiva - revelar camadas, porcionar cores e formatos. "Elas não mudam muito de lugar, mas mexer ali já muda totalmente a decoração da casa", ri.

Mudar tudo ao redor é um exercício: tem que vir de um estímulo interno, de um olhar afetivo e expressivo para a casa"

Sustentável é cool

Outro hobby é reaproveitar, aproveitar o movimento sustentável que o mundo vive. "Nessa quarentena fizemos uma série para IGTV mudando ambientes com R$ 500. Nosso quarto mesmo, transformamos com R$ 100".

Dá-lhe spray, mão na massa e ânimo para reformar: Dani e Leo reutilizam muitas coisas, encaram desafios e mostram tudo sem medo de se expor nas redes. "Ver o resultado traz a sensação de paz, de felicidade." A gente tem certeza disso.

O banheiro do Cafofo do Dani - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O banheiro do Cafofo do Dani
Imagem: Arquivo pessoal
Escritório do Cafofo do Dani - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Escritório do Cafofo do Dani
Imagem: Arquivo pessoal

Dicas do Dani para transformar o lar

  • Se você não tem muito talento com plantas, aposte nas aquáticas: são práticas e fáceis de começar. Espada de São Jorge e Jiboia são algumas dicas: comece o plantio na água e depois que tiver experiência, replante na terra;
  • Tinta sempre é um recurso incrível para transformar ambientes. "Uma dica é pensar numa cor que te faz bem: um verde mais fechado te proporciona uma imersão? Vá fundo.";
  • Dani ama o estilo "open concept", ou seja, deixar tudo à vista, em espaços abertos. "Traz sensação de liberdade. Outra coisa importante é organização, setorizar a cozinha deixando os objetos que você mais usa mais perto das mãos."

@ que me inspiram

@diycore

Foi meu ponto play para o amor pela decoração.

@salateando

Me motiva todos os dias a pesquisar mais sobre plantas.