Topo

Uma "floresta" e pinturas geométricas dominam o apê de Gabriela e Lucas

Soluções fáceis de replicar em casa: veja as dicas para deixar o apê descolado como o da @casinhadaportazul - Arquivo pessoal
Soluções fáceis de replicar em casa: veja as dicas para deixar o apê descolado como o da @casinhadaportazul
Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

30/07/2020 04h00

Eles amam plantas — na última contagem eram 39 em todos os ambientes deste apê, que fica em Lisboa, em Portugal. O casal de brasileiros Gabriela Palhano e Lucas Diogo começou sua história no Rio de Janeiro, quando alugou sua primeira casa e começou a transformá-la.

Portas e janelas ganharam o azul que hoje dá nome ao instagram deles, @casinhadaportazul.

No começo, os posts eram só para a família acompanhar a evolução, as ideias e invencionices da dupla. Mas a brincadeira ficou mais séria e atraiu (até o momento) 36 mil seguidores — um número que estourou quando se mudaram para a Europa, onde moram hoje.

casinha da porta azul - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Lucas e Gabriela, do @casinhadaportazul: hoje em um apê em Lisboa
Imagem: Arquivo pessoal
casinha da porta azul - plantas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Demorou até encontrarem o apê perfeito e ensolarado
Imagem: Arquivo pessoal

Ela, da área de moda, e Lucas, do jornalismo, desapegaram de tudo para chegar a ele. "A chegada foi um perrengue danado. Lutamos para conseguir algo que coubesse no orçamento e fosse legal. Já no fim da busca, exaustos, encontramos esse apartamento bem iluminado".

Tela em branco para a diversão

O apê era completamente branco. Como boa parte dos recém-chegados à Europa, o casal foi a uma loja de departamentos famosa pelos preços baixos e resolveu o mobiliário.

Mas eu não queria que ficasse com a cara da loja. Foi aí que entraram as plantas, que são nosso xodó, e as cores nas paredes"

casinha da porta azul - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O apê era uma "tela em branco" que, aos poucos, ganhou cores vivas
Imagem: Arquivo pessoal
casinha da porta azul - mais plantas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Plantas por todos os lados! Elas são o xodó do casal na decoração
Imagem: Arquivo pessoal

Ela queria pintar, Lucas não. "Foi engraçado porque no meio do dilema uma marca de tintas entrou em contato e quis fazer uma parceria. Daí não teve jeito, ganhei", ri. Gabi escolheu cinco cores e rapidinho a parede da sala, atrás do sofá, se transformou.

"Vi muitas referências no Pinterest, mas um desenho em degradê que era um fundo de tela me inspirou a essa pintura irregular. Estava com medo de enjoar, mas ainda não aconteceu isso".

Olho nessa cabeceira

No quarto, a cabeceira ganhou um círculo amarelo. "Não tinha percebido, mas as pessoas viam um sol nele. E é interessante que nos faz muito bem ter esse sol dentro do quarto", conta Gabi.

casinha da porta azul - cama - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A pintura geométrica sobre a cama é uma solução fácil para trazer vida e estilo ao quarto
Imagem: Arquivo pessoal
casinha da porta azul - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Durante a pandemia, um novo negócio: a venda de arranjos, uma das paixões de Gabi
Imagem: Arquivo pessoal

Com uma amiga, ela criou um negócio novo em terras portuguesas, não ficou parada em meio à pandemia. À frente da Flor de Bananeira, comercializa cerâmicas portuguesas e arranjos, suas paixões. Mas e a próxima aventura? "Estou na luta para convencer o Lucas a pintarmos uma nova parede, em estilo mais sóbrio", ri. Que o destino traga nova sorte.

Dicas para transformar a casa, por Gabriela Palhano

  • Não só as plantas, mas os arranjos de flores e folhagens transformam muito a casa. "Um punhado de flores já traz cor e alegria à decoração", diz Gabi.
  • Tinta sempre dá uma injeção de ânimo, especialmente se for uma pintura em formato diferente. Gabi aconselha ousar, como ela fez um portal e um círculo na cabeceira do quarto. Se não tiver muita coragem, vá de meia parede.

casinha da porta azul - pintura - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Pinturas pontuais, como essa figura que adorna a mesa, trazem vida à casa
Imagem: Arquivo pessoal
casinha da porta azul prateleira - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Prateleiras são práticas, descoladas e possíveis de ter na linha "faça você mesmo"
Imagem: Arquivo pessoal

  • Prateleiras são a dica de Gabi. "É muito barato fazer e rápido, com um efeito ótimo. Nossa prateleira da sala era um desejo antigo, e foi só comprar as cremalheiras, as mãos-francesas e mandar cortar a tábua na loja. Sou apaixonada."
  • O sofá está meio tristinho? Encha de almofadas! "Elas dão vida, aconchego". E ainda dá pra trocar a capa e renovar o décor de vez em quando.

As @s que me inspiram

@casadecolorir

Amo as dicas da Talita. A inspiração da pintura do nosso quarto veio dela.

@falecomrenatagaia

Ela projetou a loja da Farm de Nova York, onde nos conhecemos. Agora está mudando seu apê novo e estou surtando com as novidades.