Topo

Celso Unzelte: "Dorival Júnior me parece a opção óbvia para o Corinthians"

Do UOL, em São Paulo

07/10/2020 04h00

Com apenas uma vitória em suas últimas sete partidas no Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta hoje, às 19h, o Santos em mais uma oportunidade para o técnico interino Dyego Coelho mostrar que pode melhorar o time, mas há a possibilidade de a direção decidir pela contratação de um treinador para ocupar o cargo que era de Tiago Nunes, e nomes como Dorival Júnior e Dunga estão entre os que já foram cogitados.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, o jornalista e escritor Celso Unzelte afirma que considera Dorival Júnior a escolha mais lógica para o Corinthians, embora admita que não seja a sua opção preferida, que seria o caso de Roger Machado, ex-treinador de Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras e Bahia, pensando na forma de jogar do time.

"Acho que a saída mais óbvia, não que fosse a minha escolha, mas a mais óbvia, menos barulhenta, mais até burocrática em termos do que é o momento do futebol brasileiro, seria o Dorival Júnior. É um técnico já acostumado a pegar times nessa situação, em momentos da vida topou até contratos de curta duração, talvez tope um contrato mais de curta duração, até porque o Corinthians vai estar na mão de uma outra diretoria, então o Dorival me parece a opção mais óbvia", afirma Unzelte.

"Eu insistiria, eu sei que tem gente que acha que isso é ser kamizake, mas eu insistiria na tese de um Corinthians um pouco mais para a frente, eu traria o Roger Machado para um trabalho, eu sei que ele não gosta de pegar trabalho em outubro, mas eu traria pensando já mais para a frente. Eu acho que essa coisa do bombeiro que chega e apaga fogo, você fala 'e depois? Vai construir o que em cima?'. Eu já escolheria um técnico para tentar aquilo que o Tiago não conseguiu, eu insistira na ideia, mas não me parece ser a tendência da diretoria do Corinthians", completa.

O jornalista vê a necessidade urgente de o Corinthians melhorar alguns aspectos de seu jogo, como a saída de bola, além de buscar vitórias que o tirem da pontuação atual, muito próxima da zona de rebaixamento. E ele também não aprovaria a contratação de Dunga, embora considere que em curto prazo poderia funcionar.

"Eu não gosto do jeito que o Dunga vê o futebol e, para falar a verdade, nem do jeito que ele vê a vida, eu acho ele muito rancoroso, muito fechado, magoado, sentido. Agora, você sabe que com o atual time talvez algumas vitórias no contra-ataque ele conseguisse", diz Unzelte.

"Eu acho que o Dunga é o Leão do século 21, aquele bombeiro, o cara chega com o extintor de incêndio, resolve lá a situação, apaga o fogo, mas e aí, vamos construir o que em cima desses escombros? Entre Dunga e Dorival, eu acho que o Dorival tem mais condição de construir alguma coisa em cima dos escombros, eu acho que o Dunga é esse técnico de choque, e eu não gosto dessa filosofia de choque porque esse choque tem data de validade", conclui.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda terça-feira, às 14h, em transmissão ao vivo, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.