Topo

Mauro: Jesus é um técnico e Domènec outro, cada um tem sua forma de trabalho

Do UOL, em São Paulo

07/09/2020 18h03

O Flamengo venceu o seu terceiro jogo seguido no último sábado, no Maracanã, diante do Fortaleza, mas o técnico catalão Domènec Torrent voltou a fazer mudanças em seu time, colocando o atacante Gabigol para jogar apenas no segundo tempo, o que causou algumas reclamações por parte de torcedores, principalmente depois de o jogador marcar o gol da vitória.

No podcast Posse de Bola #54, Mauro Cezar Pereira afirma que há uma histeria com a decisão de Domènec Torrent rodar seu elenco, sendo que técnicos de outros clubes já tomaram a mesma medida no Campeonato Brasileiro atual e em anos anteriores, como Luiz Felipe Scolari, no Palmeiras campeão de 2018.

"Em 2018, o Felipão passou a usar o elenco do Palmeiras na sua totalidade praticamente, todo mundo jogava. Falavam que o Felipão tinha dois times, não tinha dois times, ele tinha duas espinhas dorsais e ele utilizava os jogadores mais importantes nas duas competições. Ele foi elogiadíssimo por isso, porque ele foi muito bem, ele usou o elenco que tinha a sua disposição e um dos campeonatos que disputava ele ganhou, foi o Campeonato Brasileiro", diz Mauro.

"É estranho essa coisa do Domènec Torrent, porque o Sampaoli faz isso, o Coudet faz isso, para ficar só nos estrangeiros. O Coudet colocou um time com mais da metade dos reservas contra o Palmeiras em São Paulo na semana passada e não existe toda essa reação. O que o cara está fazendo, ele tem sido muito didático nas entrevistas, após o jogo do sábado ele até falou 'a cada três dias eu não tenho como utilizar os jogadores todos os jogos'. Não dá tempo de recuperar o cara fisicamente", completa.

Outra questão criticada por Mauro é em relação à constante comparação entre o que é feito pelo técnico catalão e o português Jorge Jesus, lembrando que houve mudanças no elenco em relação a 2019 e não havia uma pandemia para mexer no calendário.

"Não havia esse calendário todo apertado, então a comparação é muito rasa. E no ano passado o técnico português não tinha a sua disposição a quantidade de opções que o Flamengo tem hoje, e o cara está usando e o time está vencendo. E os caras estão reclamando", diz Mauro.

"O Jesus só confiava naqueles 11, ele não confiava nos outros jogadores. Não confiava que eu digo no sentido de colocar alguém e barrar outro. E hoje existem mais opções. O Jesus é um técnico, o Domènec Torrent é outro, acabou, cada um tem a sua forma de trabalhar. Então é muito chato isso, acho até que isso evidencia o nosso atraso no futebol não só dos treinadores brasileiros em sua grande parte, mas do futebol. A gente discute coisas totalmente estapafúrdias, discutir por que um jogador importante fica um jogo no banco é absolutamente ridículo", completa.

Gabigol irritado após gol da vitória contra o Fortaleza

Depois de marcar o gol da vitória do Flamengo contra o Fortaleza, o atacante Gabigol deixou o gramado do Maracanã irritado no último sábado, sem uma explicação aparente para o seu descontentamento. Mauro Cezar cita as especulações sobre o caso e diz que se o motivo foi a reserva ou não querer fazer o treino físico que os atletas que entram no segundo tempo precisam fazer, o jogador não tem nenhuma razão.

"A atitude do Gabigol não sei porque ele fez aquilo, tem várias especulações. Uns acham que saiu reclamando porque ficou na reserva, eu acho que não é isso. Outros acham que ele estava zangado porque não queria ficar fazendo aquele treinamento que os jogadores que vêm do banco fazem. De uma forma ou de outra, se ele saiu fazendo beicinho por qualquer uma das razões, foi uma atitude extremamente infantil e tola, descabida, boba", diz Mauro Cezar.

"O cara acabou de fazer o gol da vitória. E o cara que fica no banco não é reserva, ele está no banco, reserva é o que fica sempre no banco. O De Bruyne senta no banco do Manchester City, ele não é reserva o Thomas Müller sentou no banco em alguns jogos da Bundesliga nessa temporada, ele não é reserva. O Dybala ficou vários jogos fora do time titular da Juventus campeã da Itália, foi eleito o melhor jogador da Série A, ele não é reserva, momentaneamente, fica na reserva", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.