Topo

Arnaldo: 'Fosse no SPFC o Paulista de Luxa, o torcedor estaria satisfeito'

Do UOL, em São Paulo

07/09/2020 18h31

O Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista e perdeu apenas duas partidas na temporada 2020 sob comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, enquanto o São Paulo espera por um título desde a Copa Sul-Americana de 2012, sofreu derrotas como a da eliminação diante do Mirassol no estadual deste ano, mas tem momentos de futebol envolvente e melhor jogado em relação ao rival.

No podcast Posse de Bola #54, o jornalista Arnaldo Ribeiro afirma que em alguns momentos os dois treinadores parecem estar em locais errados em relação às expectativas de cada torcedor e que o do São Paulo estaria mais satisfeito com a campanha que o Palmeiras tem no ano com Luxemburgo.

"Talvez eles estejam, desde as suas escolhas, nos locais errados, porque quem estava precisando do resultado, de um título, de poucas derrotas, pelo retrospecto dos últimos anos era o São Paulo. Digamos, se o treinador do São Paulo fosse o Luxemburgo e o São Paulo tivesse em 2020 conquistado o título paulista e tivesse só duas derrotas no ano todo, eu acho que o torcedor do São Paulo estaria bem satisfeito", afirma Arnaldo.

"Se o Diniz estivesse no Palmeiras e o time tivesse algumas atuações interessantes, instigantes, algumas partidas para as quais o Palmeiras imaginou que o Luxemburgo fosse contratado, para elevar o nível de jogo, mudar o estilo de jogo do Palmeiras, talvez o torcedor do Palmeiras estivesse mais satisfeito também. Eles parecem estar nos locais equivocados, ambos. Essa é uma questão interessante dos dois", completa.

Embora veja coerência nas críticas que os torcedores fazem aos seus respectivos técnicos, Arnaldo vê méritos no trabalho de ambos, principalmente na escalação de jogadores recém-promovidos das categorias de base, o que não sabe se outro técnico faria no Palmeiras, considerando o elenco que Luxemburgo tem em mãos.

"Acho também que tem outra coisa que os aproxima e que foi simbolizada neste domingo. O trabalho deles com os garotos. E acho que aí reside o principal escudo de ambos, tanto do Diniz no São Paulo atualmente quanto do Luxemburgo no Palmeiras atualmente. O São Paulo do Diniz continua sendo um time inseguro, instável, que oferece muitas chances ao adversário, mas da eliminação vexatória do Paulista pelo Mirassol para cá, o trabalho e a presença maior de meninos da base no elenco tem proporcionado boas partidas ou alguns momentos interessantes, alguns resultados inesperados, que colocam o São Paulo na vice-liderança", diz Arnaldo.

"Patrick de Paula e Gabriel Menino titulares é mérito do Vanderlei, Gabriel Veron que daqui a pouco vai ser titular, vai ser mérito do Vanderlei. 'Ah, qualquer um faria isso', será? Qualquer um faria Gabriel Menino e Patrick titulares num meio de campo que tinha Felipe Melo, Bruno Henrique e Ramires? Todos com aqueles salários de não sei quantos dígitos, caras famosos e tudo mais? Eu acho pouco provável que a dupla de volantes titulares com qualquer treinador fosse Patrick de Paula e Gabriel Menino", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.