PUBLICIDADE
Topo

Presidente da FPF: "Globo comprou times um a um, mas os clubes quiseram"

Do UOL, em São Paulo

17/07/2020 11h49

A disputa travada entre o Flamengo e a Globo, que rompeu o contrato de transmissão do Campeonato Carioca depois que o clube transmitiu uma partida em seu próprio canal no YouTube contra um adversário que estava sob contrato da emissora, criaram uma discussão sobre o monopólio da Globo em relação ao futebol brasileiro, inclusive com interferência do Governo Bolsonaro. Mas o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, afirma que nos contratos do Campeonato Brasileiro, foram os próprios clubes que assinaram com a emissora.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, o dirigente afirma que o monopólio da Globo é entre aspas e indica que pretende renovar o acordo que o Campeonato Paulista tem com a emissora até a edição de 2021.

"Primeiro, é um monopólio entre aspas, no Campeonato Brasileiro a Globo comprou os times um a um, nem comprou de uma só pessoa, os clubes venderam porque quiseram. Pode ter mudado a lei e, se a Globo comprar de novo os direitos dela até 2024, se ela for lá e renovar até 2028, vai continuar igual, não vai se modificar nada. Então é um monopólio entre aspas, cada um vendeu porque quis", afirma Carneiro Bastos.

Apesar de ter a intenção de manter a parceria com a Globo nos direitos de transmissão do Campeonato Paulista para o contrato seguinte ao de 2021, o presidente da federação admite que pretende fazer mudanças em relação ao acordo atual e que já contratou uma empresa para auxiliar na negociação com a emissora.

"A Rede Globo de Televisão é um parceiro importantíssimo e histórico no futebol de São Paulo. Nós temos contrato para esse campeonato e para o campeonato de 2021, nós estamos nos preparando profissionalmente, temos uma empresa contratada para conduzir esta renovação, nós gostaríamos muito de continuar com a Rede Globo de Televisão sim, mas nós precisamos ter novos players no mercado, até para a gente poder valorizar o nosso produto", afirma o dirigente.

"É muito importante para o futebol de São Paulo essa parceria com a Rede Globo de Televisão, agora, eles querem fazer o melhor negócio para eles e são competentes no que fazem. Nós estamos nos preparando para sermos competentes nessa negociação de renovação com a Rede Globo ou com quem quiser ser parceiro do futebol de São Paulo", conclui.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.