Topo

Presidente da FPF: "Volta do Paulista tem o projeto mais audacioso do país"

Do UOL, em São Paulo

16/07/2020 19h56

A Federação Paulista de Futebol divulgou hoje a tabela das últimas duas rodadas do Campeonato Paulista, que tem o retorno marcado para a próxima quarta-feira após a pandemia do novo coronavírus, e a realização dos jogos será possível seguindo um protocolo elaborado com os clubes e que o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, considera o projeto mais audacioso na volta do futebol no Brasil.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, realizada na noite de hoje, o dirigente detalhou os procedimentos adotados, como o isolamento dos árbitros desde a última segunda-feira, a realização de testes e a necessidade de isolar os atletas até o encerramento da participação dos clubes, além dos locais de realização dos jogos, que ainda podem ser alterados no caso de a sede de algum clube do interior mudar do estágio laranja para o amarelo até amanhã às 18h.

"Problema é impossível dar? Não, pode acontecer, mas o risco é muito pequeno. O futebol de São Paulo está reiniciando a sua competição como, e sinto orgulho de dizer, como nenhum outro lugar. Aqui no Brasil nós não temos conhecimento de nenhum projeto tão cuidadoso, e eu digo, audacioso, como o que os clubes elaboraram junto com a federação, com o governo do estado e com as prefeituras, todos de mãos dadas", afirma Carneiro Bastos.

A federação firmou uma parceria com o hospital Albert Einstein para a realização de testes em todos os profissionais envolvidos, os estádios terão zonas de isolamento em que apenas circularão os jogadores, comissões técnicas, equipe de arbitragem e delegado da partida. Além disso, a regra é o máximo de isolamento para todos, inclusive os árbitros, que já estão em Águas de Lindoya e que vão dirigindo para os jogos em carros alugados pela FPF.

"Os árbitros seguirão os mesmo procedimentos, testamos todos na segunda-feira com os testes do PCR do Albert Einstein. Todos depois dos testes, os testes negativos, estão concentrados em Águas de Lindoya, saem de lá para apitar as partidas e voltam das partidas, nem motorista nós estamos utilizando, alugamos carros e a própria equipe dirige, se revezam, vão ao local, apitam e retornam, é risco reduzido. Já estão lá treinando, se preparando, com protocolos rígidos, em quartos individuais", explica o dirigente.

Local dos jogos pode mudar se regiões entrarem na fase amarela amanhã

Com a obrigatoriedade de os locais dos jogos estarem no estágio amarelo em relação à pandemia, o que permite apenas que os clubes da Grande São Paulo e de Santos possam realizar jogos em seus estádios. Com isso, os próprios clubes como Corinthians, São Paulo, Santos e Portuguesa cederam seus estádios para a conclusão da fase classificatória. Mas existe ainda a possibilidade de os jogos voltarem aos locais de origem caso regiões que estão no estágio laranja passem para o amarelo amanhã.

"Quando soltamos a tabela hoje, já constamos na tabela que se amanhã até as 18h algum local de partida do clube mandante for para a fase amarela, é possível a troca, depois desse prazo, não. Na terça-feira às 18h, se mudar pode retornar também a próxima rodada, se não, não muda mais. Não dá para a gente mudar, fazer protocolos, se não houver prazo grande para poder tomar todas as providências", explica Carneiro Bastos.

O dirigente assegura que o risco de São Paulo passar pelo que ocorreu em Santa Catarina, onde o campeonato estadual retornou e precisou ser paralisado novamente devido ao número de jogadores diagnosticados com a covid-19, é menor devido aos protocolos adotados.

"Tem uma diferença enorme do que nós estamos fazendo e do que está acontecendo em outros estados, nós vamos isolar todos. Testamos todo mundo, deu negativo, isola. Não tem o vai para casa, vai à padaria, o nosso funcionário, nosso colaborador vai para a casa dele e volta, não tem entrega, o risco diminui muito. Esse pessoal, tantos os árbitros como os atletas, eles só saem do seu isolamento eliminados do campeonato depois de jogar quarta e domingo, ou campeão e vice. Nós diminuímos a possibilidade do contato acontecer, essa é a grande diferença desse término de competição", diz o presidente da FPF.

Além do retorno da primeira divisão do Campeonato Paulista, o dirigente afirma que também já foram realizadas reuniões com os clubes para a volta da Série A-2 e também do Campeonato Paulista feminino. Na entrevista conduzida pelos jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, Reinaldo Carneiro Bastos também aborda a Medida Provisória 984, os direitos de transmissão, a relação do futebol com a Globo e o futuro dos estaduais.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.