Topo

MMA


José Aldo critica aposentadoria de Henry Cejudo: 'Mal assessorado'

José Aldo criticou a aposentadoria do colega aos 33 anos - Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images
José Aldo criticou a aposentadoria do colega aos 33 anos Imagem: Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images

Ag. Fight

Ag. Fight

09/07/2020 07h00

José Aldo lidera o esquadrão brasileiro na noite deste sábado (11), em Abu Dhabi, quando encara Petr Yan em disputa válida pelo cinturão vago dos pesos-galos (61 kg). Este título, por sinal, pertencia a Henry Cejudo, atleta que chegou a ter seu duelo contra o brasileiro agendado, mas que optou por decretar sua aposentadoria de forma sumária no início de maio. E sobre esta decisão, o 'Campeão do Povo' tem uma posição irredutível.

Durante conversa com jornalistas em Abu Dhabi, ontem, Aldo não escondeu seu descontentamento com a postura do wrestler americano. De acordo com o atleta da academia Nova União, Cejudo ouviu conselhos errados e optou por uma decisão que não respeitou o momento de sua carreira.

"Para mim, ele foi muito mal assessorado. É um cara novo, está em uma crescente. Parar agora? Para quando não tem condições. Acho que ele tem condições de continuar lutando. Acho que a assessoria assessorou ele errado em um momento difícil que o UFC e o mundo estão passando", ponderou o ex-campeão dos pesos-penas (66 kg).

De olho no esforço financeiro feito pelo UFC para realizar os eventos na 'Ilha da Luta', permitindo que atletas que não podem entrar nos EUA compitam, Aldo elogiou a postura da organização e comparou com a atitude do Flamengo, seu time do coração, que também optou por retomar suas atividades durante a pandemia global do covid-19.

"Achei ótimo. Pessoas assim é que precisamos no mundo. Como o Ultimate está fazendo, foi o primeiro evento a voltar. Acho que doença, pandemia, lógico que é uma coisa difícil, mas se formos ver pelo lado bom, muitas pessoas pegam e não sentem nada. Então, o Flamengo, com as devidas precauções, retornou ao futebol. Eu vejo pelo lado bom, assim como o Ultimate", elogiou o atleta.

Aos 33 anos, Aldo acumula cartel com 28 vitórias, sendo 17 por nocaute, e seis derrotas no MMA profissional. Ex-campeão dos penas, o atleta, caso vença, se juntará ao seleto grupo de competidores que dominaram duas categorias de peso no evento. Até o momento, a lista conta com BJ Penn, Randy Couture, Daniel Cormier, Conor McGregor, Georges St-Pierre, Amanda Nunes e Henry Cejudo.

Confira o media day de José Aldo em Abu Dhabi!