Topo

MMA


Dos Anjos cita Nate Diaz para detonar ranking do UFC: 'Maior palhaçada'

Rafael dos Anjos e Kevin Lee se enfrentam no UFC Rochester - Michael Owens/Zuffa LLC
Rafael dos Anjos e Kevin Lee se enfrentam no UFC Rochester Imagem: Michael Owens/Zuffa LLC

Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)

Ag. Fight

20/12/2019 07h00

Rafael Dos Anjos não leva mais o ranking do Ultimate tanto em consideração. Talvez por este motivo tenha aceitado encarar Michael Chiesa, que não figura entre os 15 melhores meio-médios (77 kg) da liga atualmente. Contrário aos métodos de avaliação da listagem do UFC, o brasileiro usou o nome de Nate Diaz para detonar os critérios de ranqueamento da organização.

Durante conversa exclusiva com a reportagem da Ag Fight, o atleta fluminense minimizou a importância do ranking ao citar o exemplo de Nate Diaz. De acordo com Rafael, o 'bad-boy' americano nunca venceu um meio-médio de origem que figurasse na elite da categoria, e mesmo assim ocupa atualmente o top 10 da divisão até 77 kg. Na visão do ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC, outros lutadores merecem mais este posto.

"Estou me desligando um pouco de ranking, porque uma categoria que tem um cara que nunca venceu uma luta no 77kg, ranqueado? É demais para mim, o Nate Diaz está no ranking. O Nate Diaz nunca venceu um cara que era (originalmente) do 77 kg, nunca ganhou uma luta. Venceu o Conor nos meio-médios, mas o Conor era peso-leve. Ele nunca chegou lá e deu porrada em um Robbie Lawler, em um cara grande, um verdadeiro meio-médio, ele nunca fez isso. Ele lutou com um peso-pena, que estava fazendo uma graça no peso de cima, e foi isso", analisou Rafael, antes de complementar.

"Aí quando foi lutar com o Masvidal, aconteceu o que aconteceu. Contra o Rory MacDonald a mesma coisa, só tomou surra. E o cara lá em cima no ranking, isso me deixa nervoso. Não vou ligar mais para ranking não, vou pegar a luta que faz sentido para mim e o que acontecer, aconteceu. Antigamente não tinha ranking e todo mundo lutava com todo mundo, não tinha essa palhaçada. O 'Durinho' que ganhou várias lutas no 77 kg só foi chegar no ranking agora, ele deveria estar na frente desses caras aí, Vicente Luque a mesma coisa, tava com cinco, seis vitórias seguida e vem um Nate Diaz e pula na frente do cara? É a maior palhaçada, a verdade é essa", completou, em tom de protesto, o brasileiro.

Focado em seu próximo compromisso, Dos Anjos busca deixar a má fase para trás e se reaproximar do cinturão. Para isso, um triunfo no UFC Raleigh, agendado para o dia 25 de janeiro, é fundamental. Mesmo com mais de um mês faltando para o confronto diante de Chiesa, Rafael já consegue projetar como o duelo com o americano vai se desenrolar dentro do octógono.

"Me colocando na posição dele (Chiesa). Assim que você sobe de categoria você fica bem, não está drenado com corte de peso. Com certeza ele é mais magro, mais alto, mas também tem força, deve ser um cara forte, ainda mais no início do round. Estou preparado para esse jogo de chão, esse jogo agarrado, me preparando muito para isso, porque sei que ele vai querer me agarrar, jogar a luta para o chão e vencer do jeito que tem vencido. Como fez com o Diego Sanchez, finalizou também o Carlos Condit. Então ele vai querer ir para o chão, botar minhas costas no chão para finalizar. Mas estou com o jiu-jitsu bastante afiado para encarar esse confronto, porque já sei mais ou menos o caminho (que essa luta) vai seguir", previu o lutador de 35 anos.

Com 3 derrotas em suas últimas quatro aparições no Ultimate, Rafael tenta retomar os trilhos para vislumbrar no futuro uma disputa de cinturão. Apesar do mau momento vivido nos meio-médios, o brasileiro vetou qualquer possibilidade de retornar aos pesos-leves - onde foi campeão -, pois, de acordo com o próprio, o corte de peso severo o impossibilita.