Topo

MMA


Lutadora que convocou manifestantes para atos golpistas coleciona polêmicas

Cris Cyborg durante pesagem do UFC 240 - Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Cris Cyborg durante pesagem do UFC 240 Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/01/2023 10h08Atualizada em 10/01/2023 11h25

Cris Cyborg, lutadora de MMA com mais de 1,2 milhões de seguidores no Instagram, está entre o grupo de influenciadores bolsonaristas que convocaram manifestantes para os atos golpistas em Brasília, no último domingo (8).

O vídeo gravado por pessoas influentes entre os bolsonaristas foi para "um encontro em massa" na Praça dos Três Poderes. O evento, segundo os articuladores, era a "última chance" de impedir que o Brasil se tornasse comunista.

Outras polêmicas

Em 2019, Cyborg revelou ter sido vítima de bullying do presidente do UFC, Dana White. Durante entrevista em 2014, o dirigente afirmou que ela parecia o lutador Wanderlei Silva "de vestido".

O comentarista da organização Joe Rogan também se envolveu em polêmica com a lutadora. Em 2015, ele disse em um podcast que ela tinha "genitália masculina".

No ano passado, ela e o lutador Connor McGregor bateram boca em redes sociais. Ela o chamou de "patético" e o irlandês disse que Cyborg era "uma aberração".

Quem é Cris Cyborg?

  • Natural de Curitiba, Cris Cyborg tem 37 anos e é a atual campeã do peso-pena do Bellator.
  • Ela foi campeã do UFC, Strikeforce e Invicta FC e só tem duas derrotas na carreira no MMA.
  • Em 2012, a Comissão Atlética do Estado da Califórnia divulgou o exame de Cyborg que acusou a presença da substância proibida estanozolol, que é um esteroide anabolizante sintético derivado da testosterona.
  • Cyborg foi punida com suspensão de um ano e perdeu o cinturão do Strikeforce por causa do episódio.
  • Em setembro do ano passado, Cyborg estreou no boxe contra Simone Silva no Fight Music Show em uma luta de exibição.
  • Já em dezembro, ela voltou a fazer uma luta de boxe, desta vez contra Gabrielle Holloway e venceu sem sustos.

Mesmo morando nos Estados Unidos, Cyborg convocou apoiadores bolsonaristas para os atos golpistas.

Ontem, ela lamentou os episódios em suas redes sociais, mas compartilhou vídeos dos invasores no Congresso Nacional em seus stories no Instagram.

"Em respeito aos fãs, amigos, e, especialmente ao Brasil, venho me posicionar quanto ao ocorrido. Toda manifestação pacífica é importante para fortalecer a democracia do povo. Porém, nós não podemos confundir essa luta e nem aceitar ou fomentar a desordem e o desrespeito. Um grupo de pessoas desordeiras não pode invalidar uma luta legítima daqueles que possuem ideais em valores e propósito que buscam por democracia e reconhecimento de direitos, daqueles que querem o melhor para seu país e seu povo. Independente de qual lado estamos, seja direita ou esquerda, o RESPETO é primordial! A desordem é o contrário daquilo que buscamos. Não devemos pactuar com esse tipo de ação. Ódio, vandalismo, desordem não podem ser fortalecidas! Jamais vou apoiar crimes e atos antidemocráticos. Eu acredito num mundo melhor, onde o respeito e o amor ao próximo sejam de todos para todos". Cris Cyborg.

cyborg - Reprodução - Reprodução
Cris Cyborg lamentou os episódios no Congresso Nacional
Imagem: Reprodução