Topo

Saque e Voleio

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Suspenso do tênis, promessa posta foto sorrindo durante ato golpista

Gilbert Klier no Challenger de Salvador em 2022 - Luiz Candido/CBT
Gilbert Klier no Challenger de Salvador em 2022 Imagem: Luiz Candido/CBT

Colunista do UOL

09/01/2023 14h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O tenista brasiliense Gilbert Klier Jr., atualmente suspenso provisoriamente do circuito após testar positivo em um exame antidoping realizado em abril do ano passado, acompanhou de perto os atos golpistas em Brasília, neste domingo (8). O tenista inclusive postou uma foto sorrindo enquanto o edifício do Congresso Nacional era invadido.

Klier, de 22 anos e atual número 609 do mundo, já foi considerado uma das principais promessas do tênis brasileiro. Representou o país na Copa Davis juvenil e conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2018. O jovem, no entanto, já tem um grande histórico de lesões e ainda não conseguiu passar do 354º posto no ranking, o melhor de sua vida até agora.

Depois que sua postagem começou a circular nas redes sociais — recebendo críticas — Klier Jr. apagou a foto.

Já nesta segunda-feira, o tenista postou uma justificativa, alegando que "não imaginava os desdobramentos do que se passaria ali".

"Tão logo tomei conhecimento que se tratava de ato criminoso de depredação de prédios públicos e tentativa golpista contra a democracia brasileira, fiz questão de retirar as imagens do meu perfil."

Klier não compete no circuito desde junho do ano passado e segue aguardando o resultado do julgamento de seu caso. Ele testou positivo para a substância proibida SARM S-22 em um Challenger na Cidade do México. A contraprova (amostra B) confirmou o resultado da amostra A.

SARM S-22 é um modulador seletivos de receptores de androgênio, usado principalmente para ganhar massa muscular. SARMs são populares entre fisiculturistas e nas academias, mas proibidos no esporte de alto rendimento.

Algumas considerações

  • Klier alega que retirou as imagens de seu perfil "tão logo tomei conhecimento que se tratava de algo criminoso." Vale adicionar contexto aqui. Quando o autor deste blog viu as imagens no ar, às 21h45 (tenho o horário do print registrado no arquivo), o post estava no ar há pelo menos quatro horas. É justo dizer que Klier, na melhor das hipóteses, demorou a entender o que estava acontecendo.
  • Lula decretou intervenção federal na segurança do governo do DF por volta das 18h. Ou seja, quase 4h antes de Klier "tomar conhecimento de que se tratava de algo criminoso".
  • Notem que a foto postada por Klier mostra o Congresso já invadido. O atleta mora em Brasília e deve saber melhor do que eu que áreas são de acesso livre e que áreas foram invadidas neste domingo, mas acredito que a idade me trouxe uma maturidade que ainda vai chegar para Klier. Ao ver o Congresso invadido, jamais imaginei que aqueles "manifestantes" tivessem a intenção de amarrar uma tirolesa ou de utilizar a rampa para brincar de esquibunda. Ou será que só queriam invadir o STF (outro prédio, eu sei) para fazer foto à la Medieval Times na poltrona do Xandão?