Topo

Neto diz que Santos se apequenou ao impedir cobertura do UOL: 'Ditadura'

Neto, apresentador do Os Donos da Bola, da TV Band - Reprodução/TV Band
Neto, apresentador do Os Donos da Bola, da TV Band Imagem: Reprodução/TV Band

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/04/2022 13h41Atualizada em 14/04/2022 16h07

Apresentador e comentarista da TV Band, Neto criticou o Santos por impedir jornalistas do UOL de se credenciarem para fazer a cobertura da partida entre o time da Vila Belmiro e a Universidad Católica (EQU), ontem (13), pela Copa Sul-Americana. A equipe brasileira venceu por 3 a 2.

Na opinião de Neto, a atitude do Santos remete a tempos de ditadura, em que a imprensa não podia trabalhar livremente no país. Além disso, o apresentador entende que o clube se apequenou, reagindo de forma exagerada —e errada— a um comentário feito por Juca Kfouri.

"Santos, o Juca Kfouri é um baita jornalista. Todo mundo pode escrever o que quiser. Agora, o Santos se apequenou como instituição quando não deixa o UOL trabalhar. Quando você faz isso, é muito mais que ditadura, é se mostrar pequeno. E o Santos é o maior clube do mundo", disse Neto no "Os Donos da Bola", hoje (14).

"Vocês fizeram errado. O UOL tem o direito de trabalhar em qualquer lugar. Se tem um cara que poderia falar mal do UOL sou eu. Mas, pelo contrário, tem gente que trabalha lá que é maravilhosa. Tem gente ruim? Tem. Mas tem que ter o entendimento. Não existe mais ditadura, apesar de o presidente da República achar que não teve ditadura", acrescentou.

Neto sugeriu que o Santos aproveite as festividades por ocasião de mais um aniversário do clube e se desculpe com o UOL. O ídolo corintiano ainda disse que, ainda que não concorde com Juca Kfouri, respeita a opinião do jornalista.

"Então, Santos, no seu aniversário, peça desculpa: 'Tudo bem, UOL, vocês escrevem o que quiserem e são responsáveis'. Porque foi uma pessoa, um jornalista que escreveu. Ele já falou bem do Santos também. Eu não tenho convívio com ele e não vou ter, mas respeito a pessoa. O que ele fez está errado, para mim. Mas generalizar e ninguém do UOL poder trabalhar? Isso é ditadura. Não é certo para o Santos", disse o apresentador.

"O Santos é maior que todos. Vocês não entendem que a repercussão vai ser contrária? Deixa o UOL trabalhar, fazer o serviço deles, que eles têm que fazer, de uma maneira legal", finalizou Neto.

Entenda o caso

O Santos Futebol Clube negou credenciamento e não permitiu que jornalistas do UOL entrassem na Vila Belmiro para o jogo contra a Universidad Católica de Quito, do Equador, realizado na quarta-feira, pela Copa Sul-Americana.

A reação do Santos aconteceu após a publicação de uma coluna do jornalista Juca Kfouri, no último sábado, com críticas ao desempenho da equipe no empate sem gols contra o Fluminense. A liberdade de expressão para seus jornalistas é um princípio fundamental para o UOL.