Topo

Galvão brinca após Alisson ser expulso duas vezes: 'Bota no currículo'

Galvão Bueno durante o Bem, Amigos desta segunda-feira 05 de outubro - Transmissão
Galvão Bueno durante o Bem, Amigos desta segunda-feira 05 de outubro Imagem: Transmissão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/01/2022 18h58

Galvão Bueno brincou durante a transmissão do empate em 1 a 1 entre Equador e Brasil, hoje, pelas Eliminatórias Sul-Americana, após o árbitro colombiano Wilmar Roldan expulsar o goleiro Alisson duas vezes, e voltar atrás após intervenções do VAR.

O narrador afirmou que o arqueiro brasileiro pode colocar o episódio "no currículo" e criticou a "lambança" da arbitragem na partida, marcada pelas correções do árbitro de vídeo.

"Acabou, viu, Alisson? Você pode continuar. Você foi expulso duas vezes e continua no jogo. Pode botar no currículo dele: num jogo de Eliminatórias de Copa do Mundo, eu fui expulso duas vezes por um árbitro colombiano e continuei até o fim do jogo. Que lambança, seu Roldan!", ironizou Galvão.

A primeira expulsão de Alisson foi aos 25 minutos do primeiro tempo, por atingir a cabeça de Enner Valencia ao cortar um lançamento. Ao ver o lance, o árbitro - que já havia expulsado Domínguez (EQU) e Emerson Royal - apresentou o vermelho direto para o brasileiro.

Enquanto os jogadores brasileiros protestavam em campo, Galvão assistiu novamente ao lance, reprovou a expulsão e chamou Roldan de "caseiro".

"Caseiro. Pode ser bom, pode ser disciplinador, mas é caseiro. Para quem não sabe, o caseiro é quem favorece o time da casa", falou Galvão.

Após muita reclamação, o árbitro reviu o lance na cabine do VAR, mudou de ideia e trocou o cartão vermelho pelo amarelo. Na cabine da Globo, Galvão "ameaçava" Roldan. O locutor afirmou que chamaria o árbitro de "pipoqueiro" caso ele mantivesse a expulsão.

"Vai olhar, seu juiz! É a sua obrigação! Vamos lá! Ele deve estar com uma má vontade de olhar. (...) Ele agora faz o quê? Não queria olhar. Ele agora está numa situação complicada, porque foi valente para caramba para expulsar um jogador contra o time da casa. Se o senhor der vermelho, o senhor pipocou. Se o senhor der vermelho, vou te chamar de pipoqueiro. Não tem o vermelho. É bom juiz. Caiu na dele. Continua sendo bom, senão ia virar pipoqueiro", completou o narrador.

O comentarista de arbitragem Paulo Cesar de Oliveira também reprovou a expulsão de Alisson. "O Roldan exagerou nessa expulsão do Alisson. O Alisson ataca a bola e ele está no movimento ainda de quem chutou a bola. Não tem um movimento adicional para atingir a cabeça do adversário. Ele chega primeiro, tira a bola, está num movimento normal e o zagueiro, na corrida, vai ao encontro dele. Para mim, uma expulsão exagerada", opinou.

O cenário se repetiu na etapa final. Nos acréscimos, Alisson atingiu a cabeça de Ayrton Preciado ao realizar um corte de soco. Roldan marcou a penalidade, para a revolta brasileira, e apresentou o segundo cartão amarelo para o goleiro. Minutos depois, o colombiano foi chamado à lateral do campo para rever o lance, mudou de ideia e anulou tanto a penalidade quanto a punição ao brasileiro.

Apesar das falhas nos lances envolvendo Alisson, o árbitro, para Paulo Cesar de Oliveira, acertou nas expulsões de Domínguez e Emerson Royal.

"Ele (Domínguez) entra de sola e com agressividade atinge o pescoço do Matheus Cunha. Aí ele (árbitro) toma a decisão após a intervenção do VAR, que foi corretíssima. Lance para cartão vermelho", avaliou PC Oliveira.

"O Emerson tomou o primeiro amarelo com um minuto de jogo. Logo depois da expulsão do Domínguez, ele entra de forma temerária em cima do Estrada, com o pé entre as pernas. Correta a expulsão", completou.

'Danilo não é nenhuma maravilha'

Galvão protagonizou outra cena curiosa no primeiro tempo da partida. Durante comentário sobre a expulsão de Emerson Royal - por dois cartões amarelos - o narrador "alfinetou" o lateral Danilo, da Juventus, que sequer foi convocado.

"Ele estava tendo a grande chance da vida dele. O Danilo é um bom jogador, mas não é nenhuma maravilha, tanto que ele (Tite) convocou o Dani Alves, com 38 anos. Estava tendo a chance da vida o Emerson Royal", falou o locutor.

Galvão Bueno ainda "cobrou" o árbitro Wilmar Roldan pela expulsão do goleiro Domínguez por entrada violenta em Matheus Cunha aos 14 minutos da primeira etapa.

"Agora eu quero ver se o Roldan é bom mesmo. Quero ver expulsar. Quero ver expulsar lá no campo do Equador. Ele fez sinal e não deu nada até agora. E aí, Roldan? Vai no papo? Vermelho! Juiz bom é assim! Não tinha o que discutir", soltou o locutor.