Topo

Silvio Luiz, André Henning e mais: quem são os narradores do Paulistão 2022

Silvio Luiz é um dos narradores da Record para as transmissões do Paulistão  - Arquivo pessoal
Silvio Luiz é um dos narradores da Record para as transmissões do Paulistão Imagem: Arquivo pessoal

Ana Flávia Oliveira

Do UOL, em São Paulo

27/01/2022 04h00

Com o fatiamento das transmissões do Campeonato Paulista, os torcedores têm cada vez mais opções para assistir ao time do coração - e assim também a possibilidade de escolher entre o narrador e equipe de comentaristas que mais lhe agradam.

Na TV aberta, os jogos poderão ser vistos na Record, enquanto o Grupo Warner vai transmitir as partidas nos canais de streaming HBO Max e Estádio TNT Sports (serviço disponível no UOL Esporte Clube). Além disso, algumas partidas também serão exibidas pelo Youtube no canal do Paulistão.

Os jogos também serão transmitidos em duas plataformas de PPV (pay-per-view): o Premiere, do Grupo Globo, e o Paulistão Play, aplicativo oficial da Federação Paulista de Futebol.

Mas quem são os narradores em cada plataforma?

Record TV

Marco de Vargas será narrador dos jogos do Paulista transmitidos pela Record TV - Arquivo Pessoal/Instagram - Arquivo Pessoal/Instagram
Marco de Vargas comanda as transmissões do Paulistão 2022 na Record TV
Imagem: Arquivo Pessoal/Instagram

A Record é a única TV aberta com licença para transmitir as partidas do Paulistão 2022. Os 16 jogos, incluídos no acordo entre a emissora e a Federação Paulista de Futebol, terão narração de Marco de Vargas, comentários do ex-jogador Muller e do ex-árbitro Renato Marsiglia, além das participações do apresentador Fred Ring e do repórter Marcio Canuto.

Criador do bordão "é rede", usado na hora do gol, o narrador gaúcho Marco de Vargas começou a carreira em rádios do interior de São Paulo, do Paraná e do Rio Grande do Sul. Em 2005, passou a atuar também na televisão, na emissora gaúcha RBS. Em 2012, foi contratado pela Fox Sports e por vários anos foi responsável por narrar importantes competições nacionais e internacionais. Em 2020, migrou para a Cultura e foi contratado pela Record para as transmissões do Paulistão.

Play Plus e R7

Silvio Luiz, Zé Luiz, Bola e Carioca compõem o time do Grupo Record nas plataformas digitais - ANTONIO CHAHESTIAN/RECORD TV - ANTONIO CHAHESTIAN/RECORD TV
Silvio Luiz, Zé Luiz, Bola e Carioca compõem o time do Grupo Record nas plataformas digitais
Imagem: ANTONIO CHAHESTIAN/RECORD TV

Além da TV aberta, Record fará transmissões em duas plataformas digitais: a PlayTV e o R7. Nos dois formatos, a narração ficará por conta do experiente Silvio Luiz, que terá em sua companhia os comentários dos humoristas Marcos Chiesa, o Bola, e Márvio Lúcio, conhecido como Carioca, ambos ex-Pânico.

O narrador é dono de uma inconfundível voz rouca e criador de bordões inesquecíveis como "Olho no lance", "Pelas barbas do profeta" e "pelo amor dos meus filhinhos".

Silvio Luiz, de 87 anos, construiu sua carreira de locutor esportivo em rádios e TVs, como Record, rádio Bandeirantes, TV Paulista, TV Excelsior. SBT e Rede TV. Agora, ele volta à emissora do bispo Edir Macedo para estrear no formato digital. Na coletiva de imprensa de apresentação da equipe da transmissão da Record, Silvio Luiz levou os presentes às gargalhadas ao tentar falar a palavra streaming, repetindo várias vezes algo como "strib".

"A primeira [transmissão via streaming] na minha vida. Vai ser uma outra maneira. Do lado do Bola e Carioca, não sei como vai ser isso ai. Vai ser muito engraçado. Eu estou ansioso com a linha de trabalho que vou ter que ter. Porque o 'strib' [streaming] nunca fiz. Vou estrear depois de mais de 50 anos. Eu vou estrear no 'strib' como estreei como narrador na TV", disse Silvio.

HBO Max/Estádio TNT Sports

Retrato do narrador André Henning do Esporte Interativo - Leo Martins/UOL - Leo Martins/UOL
André Henning é narrador do HBO Max e do Estádio TNT Sports
Imagem: Leo Martins/UOL

HBO Max e Estádio TNT Sports terão direito a transmitir 13 partidas exclusivas, incluindo dois clássicos - São Paulo X Corinthians, na 10ª rodada, e Palmeiras X Santos, na 11ª rodada. As duas plataformas também transmitirão outras 15 partidas não exclusivas.

Em esquema de espelhamento, HBO Max e no Estádio TNT Sports terão as mesmas equipes de transmissão. O time de narradores formado por André Henning, Jorge Iggor, Luis Felipe Freitas, Octavio Neto e Victor Lopes deve se revezar nas transmissões do Paulistão.

Com estilo de narração vibrante, Henning é o principal narrador da TNT Sports. Formado em jornalismo, ele começou a carreira de locutor esportivo em 2001, com a Fórmula 1, na rádio Transamérica, onde também participou das coberturas da Copa do Mundo de 2002 (Japão e Coreia do Sul) e da Olimpíada de 2004 (Atenas). Em 2006, ele começou a trabalhar na TV, nas transmissões da antiga Esporte Interativo.

Jorge Iggor, narrador do TNT Sports - Reprodução - Reprodução
Jorge Iggor, narrador do TNT Sports
Imagem: Reprodução

Também forjado em transmissões radiofônicas, Jorge Iggor começou a narrar jogos em emissoras de bairro, ainda na adolescência. Quando tinha 17 anos foi convidado para trabalhar na Rádio Grande Rio. Também passou pela Rádio Record, antes de ser contratado pela Esporte Interativo.

A cada partida, os narradores terão a companhia de um ídolo de um dos quatro grandes clubes de São Paulo para comentar os jogos. Para a função de embaixadores foram contratados Marcelinho Carioca (Corinthians); Fernando Prass (Palmeiras); Renato Florêncio (Santos) e Leandro Guerreiro (São Paulo).

Youtube

O jornalista e humorista Chico, o Chicungunha, do Desimpedidos - Divulgação - Divulgação
O jornalista e humorista Chico, o Chicungunha, do Desimpedidos
Imagem: Divulgação

A voz das narrações dos jogos no canal do Paulistão, do YouTube, será a do humorista Chico, dos Desimpedidos, mais conhecido como Chicungunha. Ele fará as narrações dos 16 jogos - incluindo a final e as semifinais, previstos no acordo entre a plataforma e Federação Paulista de Paulista.

Chicungunha vem narrando jogos há três anos e já participou das transmissões na Copa Desimpedido, fez partidas da seleção de base, da Flórida Cup e do Brasileirão feminino.

A equipe de transmissão tem ainda a apresentação de Alê Xavier, do canal Passa a Bola, e comentários do ex-jogador Dodô e da ex-jogadora Milene.

Premiere

Cleber Machado - Imagem - Imagem
Cleber Machado é um dos principais narradores do Grupo Globo
Imagem: Imagem

O canal Premiere, o pay-per-view do Grupo Globo, terá o direito de transmissão de 97 jogos do Paulistão 2022, incluindo as fases decisivas. Serão 49 jogos exclusivos.

Ainda não se sabe quais serão os narradores das transmissões. Questionada pela reportagem do UOL Esporte, a assessoria de imprensa do Grupo Globo informou que "todos os narradores e comentaristas que fazem parte do nosso time podem participar de transmissões do Campeonato Paulista ou de qualquer outro campeonato em todas as plataformas, seja no Premiere, no SporTV ou na TV Globo".

O grupo tem em seu time nomes como Galvão Bueno, que costuma trabalhar apenas nas transmissões de jogos da seleção brasileira e grandes jogos, Cléber Machado, Jota Júnior e Milton Leite, além de Luís Roberto e Luiz Carlos Júnior, que costumam atuar mais nos jogos de times cariocas. É provável que as transmissões sejam divididas entre Cléber Machado, Milton Leite e Jota Júnior.

Na Globo desde 1988, Cleber Machado começou a trabalhar como narrador esportivo na Copa do Brasil do ano seguinte. Em sua extensa carreira participou das transmissões dos eventos esportivos mais importantes do mundo, como Fórmula 1, Copas do Mundo e Olimpíadas, além de claro, campeonatos de futebol nacionais e internacionais. Considerado o número 2 da Globo, atrás de Galvão Bueno, Cléber Machado é titular nos jogos transmitidos pela TV aberta para o Estado de São Paulo.

Milton Leite, em participação no Redação SporTV - Reprodução/SporTV - Reprodução/SporTV
Dono do bordão "Que Beleza", Milton Leite deve ser escalado para narrar jogos do Paulistão no Premier
Imagem: Reprodução/SporTV

Dono do bordão "Que beleza", Milton Leite estreou como narrador na extinta TV Jovem Pan, em 1990. Ele trabalhou na ESPN Brasil, antes de ser contrato pelo SporTV, do grupo Globo, em 2005. Milton costuma narrar os jogos no Premiere e divide com Luis Roberto, Cleber Machado, Rogério Correa e Luiz Carlos Junior as escalas de transmissões da TV aberta.

Jota Júnior, narrador do SporTV: vacinado contra a covid-19 - Reprodução/SporTV - Reprodução/SporTV
Jota Júnior, em transmissão do SporTV
Imagem: Reprodução/SporTV

Jota Junior, de 72 anos, também um dos principais nomes do Grupo Globo para as transmissões esportivas no SporTV e no Premiere. Identificado com o público paulista, ele costuma ser escalado para narrar jogos dos times do estado. Com passagens por diversas rádios, ele também fez parte da histórica equipe da Band que fez o auge do Show do Esporte na década de 1980. Por lá, narrou jogos das copas de 1986, 1990, 1994 e 1998. Ele ingressou no grupo Globo em 1999.

Paulistão Play

A plataforma vai transmitir 97 partidas do Campeonato Paulista (todas menos as 13 exclusivas da HBO Max/Estádio TNT Sports). A equipe de narração inclui Silva Júnior, Raony Pacheco, Guilherme Lage, Milla Garcia, Marcelo Hazan, Fernando Camargo, Marcelo do Ó e Rodrigo Cascino.

Narrador da BandNews FM, Silva Júnior tem 24 anos de carreira. Ele já passou por Fox Sports, de onde saiu em 2020, e OneFootball, onde narrou jogos do Campeonato Alemão e Francês. No ano passado, ele foi contrato pelo SBT para compor o time de narradores da Libertadores.

Time de narradores, comentaristas e repórtes do Paulistão Play - Divulgação - Divulgação
Time de narradores, comentaristas e repórtes do Paulistão Play
Imagem: Divulgação

Aos 34 anos de idade, Guilherme Lage está há 13 anos na equipe de esportes da rádio Transamérica. Começou como repórter e foi promovido à função de narrador em 2016, após a saída Antônio Edson, o "Tonicão".

A única mulher a narrar o Campeonato Paulista 2022, Milla Garcia trocou a faculdade de música para se tornar locutora ao participar do reality "A Narradora Lays 2018". O concurso foi promovido pela TNT Sports para selecionar duas mulheres para o comando das transmissões da Liga dos Campeões por uma temporada. Ficou em quinto entre as 12 finalistas.

Apesar de não ter conquistado a vaga, resolveu se mudar de Salvador para São Paulo e investir na nova carreira. Deu certo. De lá para cá, Milla fez trabalhos para webrádios, narrou o Paulistão feminino para a Rádio Coringão e participou de outro reality. Dessa vez ganhou o concurso 'Looking for a Caster, do SporTv, para narrar e-Sports. A narradora fez trabalhos para diversas modalidades esportivas para a TV NSpots, DAZN e TNT Sports. Também narrou o Paulista, o Brasileiro e a Libertadores femininos.

Marcelo Hazan, de 32 anos, foi repórter do Grupo Globo por nove anos até o meio de 2021, quando decidiu apostar tudo no trabalho de narrador. Como locutor esportivo, já atuou no Sportv, NSports e TNT Sports. No UOL Esporte, ele faz parte do time de comentaristas do Fim de Papo, lives após os jogos da rodada. Ele também participa de transmissões semanais na Twitch, jogando e narrando jogos da Fifa.

Com mais de 20 anos de experiência em jornalismo esportivo, Fernando Camargo começou a carreira como repórter e acumulou passagens por ESPN Brasil, SBT, RedeTV e Gazeta, onde passou a narrar os gols da rodada em diversos programas da emissora. Também trabalhou no Bandsports, rádio Bandeirantes, Bradesco Esportes FM, Sports Plus, TVN Sports e TV Corinthians. Atualmente, é um dos destaques das bem-humoradas transmissões da rádio Energia 97, onde narra os jogos do São Paulo.

Raony Pacheco começou a carreira na rádioweb Mooca em 2013, narrando os jogos do Juventus para os apaixonados pelo time do tradicional bairro da zona leste de São Paulo. Também trabalhou na Rede Record, nas transmissões de diversas modalidades esportivas dos Jogos Pan-Americanos em 2019. Além de locutor, ele é sócio de uma agência de marketing esportivo.

Dono do bordão "caçapa" ao narrar os gols, Marcelo do Ó se destaca também como apresentador. Ele trabalha atualmente na RedeTV!, na BandNews FM São Paulo, no NBB, na TVN Sports e no DAZN. Também tem passagens pelas rádios 105 FM, onde criou o famoso bordão, Globo e CBN.

Rodrigo Cascino começou a carreira como produtor e depois se tornou narrador, tendo passado por Rede Manchete, CNT, Rádio Bandeirantes, Rádio Trianon e BandSports. Em 2014, foi contratado pela Fox Sports, onde ficou até 2020. Depois foi recontratado pela emissora.