Topo

Antero ajudou Amigão a vencer sensação de guerra contra covid

Paulo Soares e Antero Greco retornam à ESPN nesta segunda - ESPN
Paulo Soares e Antero Greco retornam à ESPN nesta segunda Imagem: ESPN

Beatriz Cesarini e Flávio Latif

Do UOL, em São Paulo

18/10/2021 11h39

A partir de hoje (18), os telespectadores da ESPN Brasil poderão rever a dupla formada por Paulo Soares, o Amigão da Galera, e Antero Greco no SportsCenter. Os apresentadores estavam afastados dos estúdios desde março de 2020 por causa da pandemia de covid-19. Em entrevista ao UOL Esporte, Amigão falou sobre o medo do vírus que assolou o mundo, e Antero contou como ajudou o companheiro.

"Eu não peguei a covid-19, mas ela me pegou emocionalmente. Desde novembro de 2019 eu já vinha acompanhando as notícias lá de fora e de uma doença que estava se espalhando pela Ásia. Fiquei desconfiado e preocupado. Meu irmão viajou para a Holanda com a minha mãe em novembro de 2019, e eles ficaram muito preocupados. Comecei a acompanhar diariamente. Eu encerrava o noticiário pedindo para todos se cuidarem, porque eu estava preocupado. O sentimento era de Terceira Guerra Mundial", narrou Paulo Soares.

"Assim que a ESPN afastou nós dois, fomos os primeiros a sair do ar. Estava apavorado. Eu peguei meu carro, enchi o carro cheio de coisa, com meu cachorro e a minha mulher, e parecia cena de guerra. Eu fui embora, sumi. Passei a acompanhar o noticiário nacional e internacional, fiquei divorciado do esporte por quase seis meses só para ver covid-19 e tentando proteger a família, os velhinhos e tal. As mortes: Zé Paulo de Andrade, Rodrigo Rodrigues, meu grande amigo, e aquilo foi chocante, então aquilo foi estimulando um pesadelo na minha cabeça, e fiquei muito atrapalhado. Orlando Duarte, Romeu Cesar, vários amigos morrendo em período tão curto de tempo, e abalou completamente", acrescentou Amigão.

Paulo Soares e Antero Greco formam uma dupla há 20 anos - ESPN - ESPN
Paulo Soares e Antero Greco formam uma dupla há 20 anos
Imagem: ESPN

Ao contrário do companheiro, Antero Greco não saiu do ar. Ele continuou a participar dos programas dos canais Disney à distância, mas sempre procurou manter contato com Paulo Soares para, principalmente, ajudá-lo a superar as dificuldades. O apresentador também contou que recebeu muitas mensagens de telespectadores preocupados com a dupla.

"Gostaria que esse período não tivesse existido, queria continuar com ele lá. Ficamos fora do ar, mas seguimos juntos. Conversamos muito, teve um período que larguei a mão dele, logo no começo. Ligava para ele, e ele falava meia hora só de covid. Disse para ele que criei uma couraça pra mim. Com o tempo, fui ligando para o Amigão, e a gente conversou. Nós tivemos momentos que circulam por aí, espetaculares, excelentes, muito descontraído. Depois passei informações para ele, da rotina do trabalho, para ele se sentir integrado. Sempre coloquei algo no Instagram de uma foto nossa, para todos saberem que ele estava legal e voltava quando der", disse Antero.

"Fiquei emocionado com as pessoas mandando coletânea das nossas bobagens, todo mundo agradecendo... Falavam que estavam em baixo astral, mas quando assistiam os nossos vídeos davam risadas e falavam que ajudava bastante. Isso faz a gente sentir que tem até uma missão. Chegou uma hora, e pedi para o Amigão entrar no Twitter... Todo mundo me perguntava onde ele estava, mas isso era o carinho do pessoal. As pessoas tinham uma identificação com a gente muito grande. Isso é bacana para nós, porque tem gente falando que a ESPN voltou porque estamos de volta: Vocês voltando eu sinto que há uma normalidade'. Entendo isso como prova de admiração", completou.

Segundo os apresentadores, a volta da dupla ao ar é como uma metáfora da vida: o reencontro de amigos após um período muito difícil que o mundo inteiro vive.

"Eu vivi como um tatu escondido em uma toca, sem ter contato com as pessoas. Apenas por telefone, lamentando a morte de amigos ou a hospitalização de outros. É um período diferente, e essa volta é muito marcante. Quem está trabalhando e está na ativa vive uma experiência de quem já avançou nessa estrada. Estamos voltando ao nosso caminho, e reencontrar os amigos no estúdio, redação, switcher é uma coisa maravilhosa. É um momento de felicidade, de celebração", disse Amigão.

Paulo Soares e Antero Greco voltam a apresentar o SportsCenter na madrugada de hoje para amanhã, meia-noite (de Brasília), juntos, direto dos estúdios da ESPN Brasil, em São Paulo.