O sonho de ser jogador de futebol é um dos mais comuns entre crianças brasileiras. Imagine ganhar a vida com uma das primeiras coisas que você aprendeu a amar? Mas o funil do sucesso é, infelizmente, para poucos. Para Paulo Andrade, um dos narradores de televisão mais bem-sucedidos da atualidade, a bola bateu na trave. No entanto, a frustração nos campos acabou direcionando sua trajetória como comunicador.
Pouca gente que acompanha o narrador dos canais ESPN e Fox Sports conhece sua passagem pelo mundo das chuteiras e caneleiras.
Foram 10 anos de trocas de times, esperanças e decepções. A estrada para virar jogador de futebol é difícil, cheia de fatores imponderáveis e, mais que tudo, nem sempre justa.
"Sonhei e trabalhei para ser jogador de futebol. Nunca deixei de estudar, graças a Deus tive essa oportunidade. Mas, durante pelo menos 10 anos da minha vida, eu projetei que seria jogador de futebol. Trabalhei isso seriamente como meu futuro, minha profissão. Treinava, me dedicava e fazia tudo que era necessário para ser um jogador. Foram pouco mais de 10 anos na base e não deu certo, mas o objetivo era esse. Não foi só na brincadeira, foi algo sério mesmo", contou em entrevista ao UOL Esporte.
Eu fui forjado a engolir sapos na base. A pontinha do iceberg é o Messi, o Cristiano, a história do cara que sai da Ilha da Madeira e vence no Sporting para virar ídolo do Manchester. A trajetória do jogador de futebol é muito dura, muito triste, tem muito mais tristeza do que alegrias. Tive apoio da família enquanto eu quis, até desistir."
A voz da Premier League na TV brasileira fez tudo para ser jogador profissional. Abaixo, conheça o Paulo Andrade jogador, o Paulo Andrade antes dos microfones.