Topo

Zé Elias e Pedro Ivo discutem após comentários sobre tatuagens e rastafári

Zé Elias e Pedro Ivo discutem ao vivo em estreia de novo programa da ESPN - Transmissão
Zé Elias e Pedro Ivo discutem ao vivo em estreia de novo programa da ESPN Imagem: Transmissão

Do UOL, em São Paulo

27/09/2021 16h39

Os comentaristas Pedro Ivo e Zé Elias discutiram ao vivo durante transmissão da ESPN Brasil hoje. O desentendimento aconteceu na estreia do 'F90', novo programa da emissora.

A discussão entre os dois teve início após Fábio Sormani dizer que alguns jovens atletas do Palmeiras "se deslumbraram" e citar o cabelo rastafári de Danilo. Zé Elias seguiu o pensamento do colega e acrescentou que se tratava de um "desvio de foco". Pedro Ivo, no entanto, não concordou com as opiniões e acabou se desentendendo com o ex-volante do Corinthians ao argumentar que os símbolos (tatuagens e penteado) podem ter significados culturais. Veja na íntegra abaixo.

Sormani: A impressão que me dá é que alguns jogadores do Palmeiras, essa molecada, se deslumbraram. Aí você vê o Danilo com um cabelo rastafári... Os caras estão deslumbrados. O Patrick de Paula mesmo foi pego numa quebrada à noite e foi afastado. Precisa ver como é que esse molecada está se comportando. O meu meio-campo [do Palmeiras] é Danilo e Patrick de Paula, mas esses caras não estão entregando. Por que não estão entregando? É chuteira colorida, é rastafári, é fitinha...

Zé Elias: Divisão do foco.

Sormani: Exatamente. Ao invés de passar o tempo estudando o adversário, você passa seu tempo na frente do espelho olhando rastafári. Pode parecer careta e preconceituoso, mas não é. O Zé pode falar melhor sobre isso.

Zé Elias: Vou falar uma frase que eu lembro da minha semana como jogador profissional do Corinthians. Joguei contra o Cruzeiro e, na segunda-feira, o Mario Sérgio me disse: 'Garoto, você vai ter tempo de jogar futebol, de treinar, de dar suas saídas... mas cuide da sua profissão. Neste momento, ela é mais importante. O que você fizer agora, vai te dar possibilidade, depois, quando você tiver 35 anos, de ver o que você vai fazer da vida. É exatamente isso, é o foco.

Zé Elias: (...) Eu não tenho nada contra quem tem tatuagem. Mas em determinado momento, na vida desses garotos, você não pode com 16, 17 anos chegar no profissional e ter o braço fechado de tatuagem.

Pedro Ivo: Ah, eu discordo...

Zé Elias: Deixa eu terminar. De novo: não tenho nada contra tatuagem, é o foco para que você chegue onde você deseja, porque a frase do Muricy [Ramalho], de outros treinadores: 'Eles chegam aqui [profissional] cheios de vícios'. O vício não está na tatuagem, o vício é nas coisas que eles deixaram de fazer para chegar com essa distância minimizada no profissional e não ser dúvida. Para chegar no profissional e permanecer como titular, entendeu? Essa divisão de foco, na formação dos atletas, você entende. Por que não temos mais o melhor jogador do mundo? (...) De novo, não é nada contra tatuagem. Você divide os focos, e nesses momentos você tem que estar focado. São momentos únicos na vida de um jogador (...)

Em resposta, Pedro Ivo argumentou: Antes de qualquer coisa, eu respeito muito a vivência dele [Zé Elias] de vestiário. A gente não pode apontar o dedo para situações específicas. Tem muita molecada de braço fechado, que pinta o cabelo, que joga muita bola. A gente precisa considerar o contexto da pessoa como um todo (...) É muita coisa que mexe com a cabeça da pessoa. O garoto vai oscilar (...) É meio perigoso quando a gente condiciona certos símbolos, como uma tatuagem, que pode ter um significado, um penteado, que às vezes é algo cultural... Foco é uma coisa, as questões das representações no corpo é perigoso ir por esse caminho.

Zé Elias: Acho que você não entendeu... Você tá levando para um lado de preconceito. Não usei esse tipo de exemplo, como preconceito. Preste atenção, não tem nada de símbolo, você está levando para um lado que eu não levei. Não estou dizendo nada contra cultura, contra cabelo... Preste atenção, não fuja do contexto.

A apresentadora Daniela Boaventura tentou acalmar a situação, mas a discussão entre os comentaristas continuou.

Zé Elias: Você [Pedro] está levando para um lado diferente. Eu não falei nada de cultura, de símbolo, não falei nada disso... A forma como você coloca dá a entender que eu estou sendo preconceituoso, de cultura. Eu tenho amigos negros, tenho meu irmão que tem tatuagem, tenho amigos que têm cabelo rastafári, eu não estou dizendo isso, Pedro. Preste atenção... o que eu quis dizer é na formação dos nossos atletas, na divisão de foco (...) Eu não estou aqui para julgar a pessoa que tem tatuagem, não fiz julgamento da pessoa. Só dei exemplos do que é feito. Estou falando em foco.

Pedro Ivo: (...) Zé... cabelo, tatuagem e uma série de situações não têm a ver com foco ou não. Meu ponto é esse.

Por fim, Boaventura encerrou a discussão e chamou o intervalo.