Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Disney renova contrato com mais três jornalistas com exclusividade; veja

Jornalistas da ESPN no "Linha de Passe" - Reprodução/ESPN
Jornalistas da ESPN no "Linha de Passe" Imagem: Reprodução/ESPN

12/03/2021 04h00

A Disney continua seu processo de renovação de contratos com cláusula de exclusividade para os profissionais que já estavam na empresa. Depois de assinar extensão no vínculo com ex-jogadores, nos últimos dias, três nomes renovaram para atuar somente na ESPN e no Fox Sports nos próximos anos. São eles, os jornalistas Pedro Ivo Almeida, Vitor Birner e Gustavo Zupak.

A coluna apurou que todos deixarão atividades paralelas para atuarem somente na Disney. Gustavo Zupak, por exemplo, assim como aconteceu com o comentarista Mário Marra, se desligou da Rádio Globo/CBN no fim do mês de fevereiro. Birner vai sair da Central 3, empresa de podcasts on-line onde atua. Por fim, Pedro Ivo sairá do UOL, onde trabalha desde 2010.

As renovações com exclusividade são uma determinação da própria Disney, que quer investir em outros formatos e usar profissionais próprios para os seus projetos no Brasil. Por não concordarem com essa exigência, alguns nomes preferiram sair da Disney no ano passado. É o caso de Benjamin Back, que deixou o Fox Sports para não ter de encerrar seu vínculo com o SBT, onde comanda o semanal "Arena SBT".

Vitor Birner tem 52 anos e está na ESPN Brasil desde 2019 atuando, principalmente, como comentarista do "Linha de Passe", exibido às segundas-feiras. O jornalista já teve blog no UOL e passou também por Diário Lance!, TV Cultura, Folha de S. Paulo e Rádio CBN.

Já Gustavo Zupak tem 36 anos e integra a equipe da ESPN desde 2019. Na televisão, sua única experiência além da Disney foi na Turner/Esporte Interativo. Durante 11 anos, o jornalista foi uma das principais vozes da Rádio Globo/CBN.

Pedro Ivo Almeida chegou ao UOL em 2010. Ele passou pela cobertura de clubes cariocas, foi repórter especial, acompanhou a seleção brasileira, cobriu Copas do Mundo, Copa América e Olimpíadas e, desde 2018, era editor. O jornalista deixará o site após 11 anos, dedicando-se exclusivamente aos canais esportivos do grupo Disney a partir do mês de abril.

A Disney prevê novas renovações nos próximos meses, principalmente com narradores e comentaristas que possuem contrato perto do fim. Contratações também devem continuar a serem feitas. Um exemplo disso, foi a chegada do ex-jogador Diego Lugano, ídolo do São Paulo.