Topo

'Difícil de lidar', diz Rebeca Andrade sobre pressão colocada sobre atletas

Ginasta brasileira participou do "Bola da Vez", programa da ESPN Brasil que vai ao ar neste sábado, às 20h (horário de Brasília) - Reprodução
Ginasta brasileira participou do "Bola da Vez", programa da ESPN Brasil que vai ao ar neste sábado, às 20h (horário de Brasília) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

09/09/2021 14h57

Destaque do Brasil na última edição das Olimpíadas com duas medalhas, a ginasta Rebeca Andrade abordou a dificuldade de lidar com a pressão colocada sobre atletas de alto rendimento.

Em entrevista ao "Bola da Vez" deste sábado, a jovem de 22 anos ressaltou que problemas "dentro e fora do esporte" podem prejudicar o desempenho em eventos de grande porte, como foi o caso da norte-americana Simone Biles, que desistiu de algumas etapas para preservar a sua saúde mental - a atração da ESPN Brasil vai ao ar a partir das 20h (horário de Brasília).

"Nós não somos robôs. Somos humanos como qualquer outra pessoa. A gente tem problemas dentro e fora do esporte e é muito complicado lidar com tudo isso sabendo o tanto que as pessoas esperam de você, nas expectativas, as vontades, os sonhos que as pessoas depositam em você... é muito difícil de lidar", disse a atleta à emissora.

Ainda falando sobre o episódio envolvendo Biles, Rebeca revelou que não sentiu um "peso extra" ao ver a grande favorita deixar de competir por algumas medalhas.

"Quando ela saiu, eu não me senti pressionada, porque as pessoas que trabalham comigo sempre deixaram muito claro que eles queriam que eu estivesse feliz. Acho que por isso que eu me saí tão bem, não foi uma coisa obrigatória. Foi tudo muito natural: eu treinei, me preparei e realizei", iniciou.

"Mas o fato de ter a minha psicóloga me acompanhando desde os 13 anos fez toda a diferença para que nas Olimpíadas eu chegasse como eu cheguei. E é muito importante a gente falar sobre a saúde mental porque é uma coisa que muitos atletas vivem, muitos desistem por causa disso", finalizou a brasileira.

O programa que vai ao ar neste fim de semana tem, além da convidada olímpica, apresentação André Plihal e participações de Mendel Bydlowski e João Barretto.