Topo

The Best 2020: Prêmio da Fifa faz homenagens a Maradona e Paolo Rossi

Gianni Infantino, presidente da Fifa, homenageia Maradona e Paolo Rossi - Reprodução/Fifa TV
Gianni Infantino, presidente da Fifa, homenageia Maradona e Paolo Rossi Imagem: Reprodução/Fifa TV

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/12/2020 15h24Atualizada em 17/12/2020 16h37

A entrega do prêmio 'The Best', da Fifa, para os melhores jogadores de 2020 contou com homenagens a Diego Maradona e Paolo Rossi. Na abertura da cerimônia de premiação - realizada de forma virtual, hoje, por conta da pandemia de coronavírus - o presidente Gianni Infantino exaltou os campeões mundiais, que faleceram recentemente.

"A nossa memória mais emocional, hoje, vai para Diego Armando Maradona e Paolo Rossi. Duas verdadeiras lendas que perderam a vida e geraram grande tristeza em todos. Abraços a todos aqueles que os amaram e que se apaixonaram pelo futebol graças a eles", disse Infantino

O dirigente ainda exaltou os profissionais de saúde envolvidos no combate à covid-19, assim como à comunidade do futebol por "manter a bandeira viva" em meio à pandemia. Para Infantino, a modalidade voltou para "trazer sorrisos e esperança" para as pessoas.

"2020 tem sido um ano muito difícil e, portanto, nossos pensamentos irão para todos aqueles que estão sofrendo por conta da pandemia. E nossa gratidão irá, obviamente, para todos aqueles que têm estado na linha de frente, enfrentando essa pandemia. Nós esperamos que 2021 seja um ano melhor, mas 2020 nos mostrou que a saúde vem em primeiro lugar", falou o presidente.

"O futebol retornou para trazer sorrisos e esperança para bilhões de pessoal. Por isso nossa gratidão também vai para toda a comunidade do futebol, que trabalhou duro para manter a bandeira do futebol viva", completou.

Durante a premiação, também foi exibido um vídeo sobre os efeitos da pandemia no futebol, assim como mensagens de jogadores e uma salva de palmas para os profissionais da saúde. Ronaldo, Pelé, Marta, Beckham, Kaká, Sergio Ramos e Piqué foram alguns dos participantes.

Homenagens a Maradona e Paolo Rossi

Além do discurso de Gianni Infantino, Maradona e Paolo Rossi também foram homenageados no decorrer da premiação da Fifa. Foram exibidos vídeos de ambos os jogadores em suas respectivas seleções, além de depoimentos dos antigos companheiros Ciro Ferrara e Sergio Goycochea.

"É muito difícil sintetizar o que significava Diego para as pessoas do nosso país, mas nós crescemos em um momento que, em qualquer parte do mundo, inclusive naqueles lugares em que o futebol não era o primeiro esporte, quando chegávamos e dizíamos 'sou argentino'. Diziam: Argentina, Maradona", falou Goycochea.

"Diego transformou a camisa da seleção argentina em uma bandeira. Significou alegria, esperança, uma pessoa que alegrou a todos. As pessoas se sentem Maradona cantando e dançando suas canções. Acredito que Maradona é a máxima expressão dos argentinos. A diferença para os demais ídolos do nosso país é que Diego foi admirado e amado. Essa é a definição que posso dar. (...) Vai viver eternamente no coração dos argentinos", completou.