Topo

Galvão sente falta de TV ao vivo e pede à Globo mais participações na grade

Galvão Bueno em participação no "Seleção Sportv" na última semana - Reprodução/Sportv
Galvão Bueno em participação no "Seleção Sportv" na última semana Imagem: Reprodução/Sportv

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

31/08/2020 04h00

Número um do Esporte da Globo, o locutor Galvão Bueno está sentindo falta da rotina do dia a dia de transmissões e redação. Isolado em suas propriedades por ser do grupo de risco em meio à pandemia do novo coronavírus, ele não tem narrado os jogos do futebol nacional.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, mesmo ficando mais tempo dedicado à sua família, Galvão Bueno espera entrar mais vezes ao vivo na grade do SporTV nas próximas semanas. Hoje, ele tem se limitado aos comentários no semanal "Bem, Amigos!".

O pedido foi escutado com atenção pela direção. Não à toa, na última quinta (27), o narrador foi um dos debatedores do programa "Seleção Sportv", apresentado por André Rizek, na hora do almoço. Galvão não participava da atração fazia algum tempo, e suas falas repercutiram bastante nas redes sociais.

Novas participações em programas do SporTV já estão autorizadas, então. A ordem é explorar ainda mais sua voz como um comentarista. Executivos da emissora notaram que o narrador tem boa aceitação por suas opiniões e que falar sobre qualquer assunto não tem afetado sua popularidade. Pelo contrário, suas opiniões geram cada vez mais engajamento.

Galvão Bueno só deverá voltar às narrações quando uma vacina para o covid-19 for disponibilizada. É muito difícil que ele transmita algo ao vivo dos estúdios da Globo até o fim do ano, o que pode fazê-lo ficar fora de toda a cobertura da Fórmula 1 2020, justamente a temporada emque o contrato de direitos de transmissão com a emissora será finalizado.

O que Galvão fez na Globo durante a pandemia

O principal nome do Esporte da Globo está recluso desde março. Tem ficado em suas propriedades, alternando tempo entre Londrina, no interior do Paraná, e os pampas do Rio Grande do Sul. De casa, participa semanalmente como debatedor do "Bem, Amigos!", seu programa de todas às segundas.

Ele também fez participações durante as reprises de futebol nas tardes de domingo da Globo, principalmente em jogos da Seleção Brasileira. Quando completou 70 anos, em julho, Galvão Bueno recebeu uma programação com homenagens, e uma delas foi a oportunidade de narrar a final da Libertadores de 2019 entre Flamengo x River Plate, em um esquema diferenciado montado pela emissora.

Galvão Bueno também fez participações no "Esporte Espetacular" e em algumas corridas da Fórmula 1, onde fez comentários e contou sua história com a categoria. Como se sabe, Galvão tem contrato com a Globo até o fim de 2022 —ou seja, logo após o fim da Copa do Mundo do Qatar, prevista o fim daquele ano.