Topo

Por que narradores cariocas da Globo estão em jogos de clubes paulistas

Milton Leite: narrador paulista da Globo está afastado por ser do grupo de risco da Covid-19 - Arte/UOL
Milton Leite: narrador paulista da Globo está afastado por ser do grupo de risco da Covid-19 Imagem: Arte/UOL

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

23/08/2020 04h00

Quem está acompanhando mais atentamente as transmissões de futebol do Grupo Globo no Sportv e no Premiere notou que algumas vozes que normalmente não fazem jogos de clubes paulistas estão narrando seguidamente partidas de times como Palmeiras e São Paulo. Isso ocorre por conta da pandemia do novo coronavírus, que afastou muitos nomes do Esporte da Globo em São Paulo.

O caso mais notado nas redes sociais pelo torcedor é a de Daniel Pereira. Desde o início do Brasileirão neste mês, Dan Dan, como é conhecido, fez jogos como Palmeiras x Goiás e Red Bull Bragantino x Santos. Daniel Pereira também fará Sport x São Paulo, marcado para hoje (23), às 19h, no Sportv.

A explicação passa pelo fato de pelo menos dois narradores importantes da Globo em São Paulo não estarem disponíveis por serem do grupo de risco. Milton Leite e Jota Júnior, que foram escalados para a maioria dos jogos do Palmeiras no Brasileirão 2019 por exemplo, estão fora até segunda ordem pela Globo.

Ambos fazem parte do grupo que também conta com Galvão Bueno, Júnior, Paulo César Vasconcellos, Marco Antônio Rodrigues e Muricy Ramalho, que seguem sem previsão de retorno ao trabalho por causa da pandemia. Todos esses só podem participar de programas diretamente de casa, impossibilitando a participação em narrações - que ocorrem nos estúdios.

A Globo, inclusive, esperava contar com esses profissionais já no mês de setembro no início da pandemia, em abril, mas o número de casos ainda bem altos de Covid-19 no Brasil, com mais de mil mortos por dia, fez o plano ser adiado. É muito pouco provável que esses nomes voltem aos estúdios da emissora em 2020.

Este afastamento de profissionais também fez, inclusive, o narrador Everaldo Marques ganhar chances em jogos grandes do futebol mais rápido do que se imaginava. No Grupo Globo desde março, Evê já comandou clássicos como Palmeiras e Corinthians pelo Sportv, e está escalado para ser a voz do Premiere em Palmeiras x Santos hoje (22).

Outro ponto que conta a favor é a estrutura do Esporte da Globo no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, a Globo tem mais estúdios, cabines de transmissão montadas com o atual protocolo preparado para os eventos nesta retomada, além da equipe carioca ter menos nomes afastados por serem do grupo de risco.