Topo

Pandemia faz Record discutir volta de programa esportivo apenas em 2021

Mylena Ciribelli, apresentadora do Esporte Fantástico (Divulgação/Record TV) - Mylena Ciribelli, apresentadora do Esporte Fantástico (Divulgação/Record TV)
Mylena Ciribelli, apresentadora do Esporte Fantástico (Divulgação/Record TV) Imagem: Mylena Ciribelli, apresentadora do Esporte Fantástico (Divulgação/Record TV)

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

22/08/2020 04h00

Exibido desde 2009 na programação da Record, o programa "Esporte Fantástico" dificilmente volta para a programação da emissora paulista em 2020. O motivo é a pandemia do novo coronavírus, que afetou bastante o departamento de jornalismo geral. Com isso, toda a equipe esportiva está reforçando os nomes afastados.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, todos os mais de trinta profissionais que fazem parte desta equipe foram avisados que a atração só deve retornar para as manhãs de sábado em 2021, justamente pelo grande desfalque que o jornalismo geral sofre. São muitos profissionais afastados, principalmente nomes do grupo de risco.

Outro ponto considerado também é a alta audiência do "Fala Brasil", telejornal da Record, no horário que era ocupado pelo programa esportivo. Com a apresentação de Carla Cecato e Thalita Oliveira, a atração tem marcado 5 pontos de Ibope nas últimas semanas, chegando a ganhar da Globo e do "É de Casa" por diversos momentos na Grande São Paulo.

Por causa dessa suspensão do núcleo esportivo e o reforço no Jornalismo geral, alguns fatos curiosos estão ocorrendo. Narrador esportivo com grande experiência, com passagem pelo Grupo Globo antes da ida para a Record, e apresentador do "Esporte Fantástico", Lucas Pereira virou repórter e tem realizado diversas reportagens.

Em algumas delas, Lucas Pereira cobriu casos de cunho policial. Quem também está no jornalismo factual é Janice de Castro, uma das principais repórteres de esporte da emissora. Janice já passou pelo jornalístico "Câmera Record" e agora está no "Balanço Geral", apresentado por Reinaldo Gottino na hora do almoço.

A única que ainda continua na área esportiva de alguma forma é a apresentadora Mylena Ceribelli. No mesmo "Fala Brasil" de sábado, que hoje ocupa o horário do "Esporte Fantástico", Mylena tem comandado uma espécie de programa de entrevista, conversando com atletas esportivos e discutindo os efeitos da pandemia na preparação física do dia a dia.

O "Esporte Fantástico" costuma marcar médias de 3 a 4 pontos de Ibope quando está no ar. A atração é o único investimento regular da emissora no Esporte. Além do programa, a Record tem os direitos de transmissão da Internacional Champions Cup, torneio importante da pré-temporada europeia, e da próxima edição dos Jogos Pan-Americanos, prevista para ocorrer em 2023, no Chile.