Topo

Pandemia faz apresentadora do Globo Esporte virar âncora de jornal na Bahia

Mariana Aragão, jornalista da TV Bahia, afiliada da Globo no Estado, é a primeira âncora esportiva do jornalismo geral - Divulgação/TV Bahia
Mariana Aragão, jornalista da TV Bahia, afiliada da Globo no Estado, é a primeira âncora esportiva do jornalismo geral Imagem: Divulgação/TV Bahia

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

26/04/2020 09h21

A pandemia da Covid-19 tem feito muitos jornalistas esportivos, principalmente da Globo, serem deslocados para o jornalismo geral, auxiliando na cobertura sobre os efeitos do novo coronavírus no Brasil. Mas nenhum caso é mais curioso do que o da jornalista Mariana Aragão, apresentadora da versão do "Globo Esporte" na Bahia.

Contratada pela TV Bahia, afiliada da Globo naquele estado, ela apresentou durante toda a última semana o telejornal noturno "BA TV", equivalente ao "SP2" ou "RJ2". A jornalista foi a primeira mulher âncora esportiva da Globo no Brasil que assumiu um telejornal noturno por causa dos efeitos da pandemia.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, Mariana entrou no rodízio de apresentadores dos telejornais da TV Bahia/Globo, que tem revezado os seus âncoras a cada semana, para evitar o fluxo de jornalistas na redação. Ou seja, ele deve apresentar outros jornais fora do Esporte daqui a duas semanas.

Mesmo quebrando esse paradigma, apresentar um telejornal de jornalismo geral não é exatamente uma novidade para Mariana Aragão. Antes de assumir o "Globo Esporte Bahia" em agosto de 2017, ela foi repórter e apresentadora eventual de jornalismo na TV Sudoeste, integrante da Rede Bahia de Televisão, afiliada da Globo no interior da Bahia, e chegou a fazer jornalismo geral.

Assim como em todo o Brasil, o "Globo Esporte" também está cancelado na Bahia, se restringindo a um boletim com notícias nacionais dentro dos telejornais locais do meio-dia, quando as notícias do esporte são atualizadas. O programa só voltará ao ar após o fim da pandemia da Covid-19.

Nas cinco emissoras próprias da Globo no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife), a emissora carioca já transferiu quase 100 jornalistas do Esporte para reforçar o jornalismo geral e também a GloboNews na cobertura da pandemia em todo o país.

Entre os nomes conhecidos do esporte que já estão cobrindo a pandemia na Globo e na GloboNews, estão André Gallindo, Lívia Laranjeira, Renato Cury, Anselmo Caparica, Eudes Júnior, Ana Helena Goebel, Juliano Lima, Renato Peters e Ben-Hur Correia, entre outros.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, a TV Sudoeste não pertencem à Globo, mas a um grupo de televisão afiliado da Globo na Bahia.