Topo

Gazeta reprisará título do Corinthians que quebrou fila de 23 anos

Final do Paulista de 1977 entre Corinthians e Ponte Preta, no Morumbi - Reprodução
Final do Paulista de 1977 entre Corinthians e Ponte Preta, no Morumbi Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL

24/04/2020 18h52

A TV Gazeta, emissora paulista com certa penetração nacional, anunciou na tarde desta sexta-feira (24) que irá reprisar a final do Campeonato Paulista de 1977, entre Corinthians e Ponte Preta. A jogo será exibido dentro do tradicional programa "Mesa Redonda", no próximo domingo (26), às 21h.

A partida será mostrada em um compacto de 40 minutos, com narração de Peirão de Castro, um dos maiores narradores de futebol da televisão brasileira na década de 1970. O compacto do jogo mostrará os melhores momentos, incluindo a polêmica expulsão do jogador Ruy Rey, da Macaca de Campinas.

Para falar da importância da partida para o Corinthians, o programa irá receber os ex-jogadores Basílio, autor do gol da vitória do Timão, além de Zé Maria e Wladimir. Já Jair Picerni, ex-jogador e ex-técnico de futebol, falará sobre a visão do jogo do lado da Ponte Preta.

O comando do programa será de Flávio Prado, que também terá o comentarista Chico Lang. A reprise foi escolhida porque a Gazeta notou que o jogo, que está em seus arquivos, poderia ser exibido sem maiores problemas e poderia ter um retorno interessante de audiência.

Corinthians e Ponte Preta aconteceu em 13 de outubro de 1977, no Morumbi, em São Paulo, que recebeu quase 87 mil torcedores naquele dia. O jogo foi a terceira partida de uma melhor de três - tanto o Corinthians, quanto a Ponte Preta venceram um jogo cada um até ali.

Até então, o Corinthians não vencia um título profissional por mais de 23 anos - o último tinha sido o Paulista do ano de 1954. A fila foi ainda mais dolorida, porque durante este período, o Corinthians virou o maior freguês do clássico time do Santos, comandado por Pelé.

Em uma partida pegada, com direito a expulsão e confusão dentro de campo, o Corinthians ganhou o título por 1 a 0, com um gol chorado de Basílio. A conquista foi tão marcante que alguns corintianos consideram o título de 1977 mais importante até mesmo dos títulos da Libertadores e do Mundial de 2012.

A TV Gazeta de São Paulo pode ser vista ao vivo pela internet, além de estar em algumas operadoras pagas do Brasil. Ela também pode ser sintonizada pelo canal 11 da Grande São Paulo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O último título importante antes de 1977 havia sido o Paulista de 1954, não o Rio-São Paulo.