Topo

Globo projeta Brasil x Espanha e ouro feminino no Pan nos próximos "retrôs"

Final da Copa das Confederações de 2013 pode pintar na tela da Globo - AMA/Corbis via Getty Images
Final da Copa das Confederações de 2013 pode pintar na tela da Globo Imagem: AMA/Corbis via Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

20/04/2020 15h46

A Globo já está montando um planejamento para as próximas semanas com reprises de jogos importantes da seleção brasileira no domingo. Como antecipou o UOL Esporte na semana passada, a próxima reprise de domingo (26) será o tetracampeonato do Brasil na Copa do Mundo de 1994, em jogo contra a Itália.

A reportagem apurou que pelo menos os jogos para os dias 3 e 10 de maio já foram escolhidos pela emissora carioca. No dia 3, após o tetra, a Globo vai exibir a final da Copa das Confederações de 2013, entre Brasil e Espanha, que terminou em 3 a 0 para a seleção brasileira.

O jogo é considerado a última grande exibição de uma seleção brasileira em partidas de competições oficiais. A final ocorreu no Maracanã lotado, com mais de 73 mil pessoas. Com dois gols de Fred e um de Neymar, o Brasil ganhou o quinto título da competição e despontou como favorito para a Copa do Mundo do ano seguinte, que também aconteceu no Brasil.

Curiosamente, a final da Copa das Confederações de 2013 foi colocada à disposição para reprise ao público em votação que escolheu a reprise de ontem (19), mas o jogo perdeu na preferência popular para a goleada do Brasil contra a Argentina na Copa das Confederações de 2015.

Já no dia 10 de maio, a emissora carioca escolheu um jogo da seleção feminina de futebol pela primeira vez. A Globo deverá mostrar o jogo entre Brasil e Estados Unidos, pela final do torneio feminino de futebol dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

A partida também aconteceu em um Maracanã lotado, com mais de 70 mil pessoas. O resultado foi um chocolate contra as americanas, vencendo por 5 a 0 e levando a medalha de ouro naquela ocasião. Somente Marta, a melhor do mundo naquela ocasião, fez dois gols. Cristiane, atacante lendária, também guardou dois.

Enquanto durar a quarentena por conta do Covid-19, a Globo seguirá exibindo jogos nas tardes de domingo. A queda de audiência da reprise de Brasil 4 x 1 Argentina em 2005, que derrubou os números da Globo em São Paulo em mais de 30%, não desanimou a emissora.

As reprises vão acontecer também por conta de uma entrega comercial com as empresas que patrocinam as transmissões de futebol neste ano. Sem competições acontecendo, a Globo pode continuar fazendo exposição das marcas com as reprises nas tardes de domingo.