Topo

Covid-19: halterofilista brasileiro que levanta 250 kg melhora e deixa UTI

Ricardo Xavier de Souza, o Gigante - Arquivo pessoal
Ricardo Xavier de Souza, o Gigante Imagem: Arquivo pessoal

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

18/04/2020 15h35

O halterofilista Ricardo Xavier, o "Gigante", que luta contra a covid-19 teve melhora em seu quadro ontem (17) e deixou a UTI do Hospital Ana Costa, em Santos, no litoral de São Paulo, onde está internado desde o dia 6 de abril.

De acordo com Alexandra Souza, a mulher do atleta, "Gigante" está na enfermaria, já foi desentubado e está se alimentando. Os médicos agora se concentram na evolução de sua atividade renal, que foi prejudicada pelo novo coronavírus.

Ainda não há previsão de alta.

Aos 41 anos, o atleta de 1,85 m e 127 kg, campeão sul-americano de levantamento de peso, contraiu a doença e foi internado após desenvolver pneumonia. Ele chegou a fazer hemodiálise depois de entrar na UTI. No final da semana passada, seu estado era considerado "grave e estável". "Gigante" vem passando mal desde o dia 27 de março, tendo febre, vômito e mal-estar, mas o diagnóstico de covid-19 só foi confirmado no dia 10 de abril.

Segundo Alexandra, o corpo médico do hospital pediu autorização na semana passada para começar a administrar medicamentos à base de cloroquina e hidroxicloroquina e ela autorizou.

No Facebook, a mulher de "Gigante" agradeceu as orações de amigos e familiares.

Histórico de atleta e hipertensão

Apesar de ter histórico de atleta e participar de competições nas quais costuma levantar até 250 kg, Gigante tem problemas com sua pressão arterial e toma medicamento controlado, o que o coloca no grupo de risco da covid-19.

O casal mora em São Vicente, no litoral de São Paulo.

Dois dias depois de aparecerem os primeiros sintomas, Gigante foi até o Hospital Ana Costa, na cidade de Praia Grande. Fez exames de raio-x e de sangue, que nada detectaram. Ele foi medicado e liberado para voltar para casa, com suspeita de dengue.

O quadro piorou. Em menos de uma semana, Gigante voltou outras duas vezes ao hospital. Em 6 de abril, a falta de ar chegou a um ponto insuportável. "Ele dizia que parecia que estava se afogando, debaixo d'água", relatou Alexandra.

Desde que foi internado, o atleta tem conseguido se comunicar apenas por telefone com a família. O filho do casal fez 18 anos no dia em que Gigante recebeu o diagnóstico da covid-19. Nem a mulher nem o filho manifestaram sintomas da doença. A família espera se reencontrar em breve.