Topo

Ciúmes e Ibope: o que pesa a favor e contra para Neto renovar com a Band

Divulgação/Band
Imagem: Divulgação/Band

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

14/03/2020 04h00

Nos últimos dias, o UOL Esporte está noticiando o início da epopeia do ex-jogador e apresentador Neto para renovar o seu contrato com a Band, que termina no fim deste ano. As negociações estão acontecendo desde esta semana, mas alguns fatores podem impedir isto.

Além de um grande incômodo de Neto com seus chefes, outros pequenos fatores podem influenciar, para o bem e para o mal, a permanência do apresentador de Os Donos da Bola na emissora que está desde 2007, em sua segunda passagem.

O UOL Esporte apurou algumas questões e aponta agora dois pontos a favor e dois contra que podem ser determinantes para a renovação de contrato de Neto com a Band.

Ponto positivo 1: Audiência, faturamento e repercussão

No ar desde 2012, Os Donos da Bola é um dos campeões de audiência e faturamento da emissora paulista. Exibido às 13h, o programa marca entre 3 e 4 pontos de Ibope na Grande São Paulo e é uma das maiores audiências diárias da Band, junto com Datena, Renata Fan e Jornal da Band. O programa também tem faturamento alto, com breaks comerciais lotados e alta procura para merchandising.

Mas, na Band, a principal alegria é a repercussão. Tudo o que acontece no programa de Neto rapidamente vira notícia. A avaliação interna é que é, disparado, o programa da emissora paulista que mais gera mídia - superando até o MasterChef, por exemplo.

Ponto positivo 2: O carinho da direção

Neto é um dos apresentadores mais queridos pela alta direção do Grupo Bandeirantes. Johnny Saad, presidente do grupo, e a família Saad, controladores majoritários da empresa, gostam do estilo irreverente do atual apresentador. Mais que isso: são gratos por Neto defender a emissora em muitas situações. Por vontade da alta direção, Neto fica até quando ele quiser na Band.

Ponto negativo 1: bastidores tensos e "guerra fria" com o Jogo Aberto

Já de algum tempo que Os Donos da Bola e o Jogo Aberto não parecem programas que são exibidos um após o outro na Band. Quem participa do Jogo Aberto, por exemplo, não vai no programa de Neto. As equipes de ambos os programas não se falam.

Além disso, enquanto a estrutura dos Donos da Bola é bem mais enxuta, a do Jogo Aberto é mais farta, com mais profissionais de produção ao dispor de Renata Fan, por exemplo. A falta de estrutura fez o próprio apresentador se queixar com os seus chefes na Band.

Ponto negativo 2: Rejeição de torcidas e jogadores

Mesmo com alta repercussão e boa audiência, nem todo mundo gosta de Neto. Existe uma rejeição muito grande ao seu trabalho por torcidas do Palmeiras, São Paulo e Santos, já que o ex-jogado é um ídolo do Corinthians - e nunca escondeu sua torcida pelo clube que jogou nos anos 90.

Também existe uma grande rejeição por parte de jogadores de futebol. Em 2019, seu programa na Band foi eleito pelos jogadores entrevistados pelo Pesquisão UOL como o pior da TV esportiva da brasileira, com 28% dos votos dos entrevistados. Isso tanto é verdade, que Neto recebe bem poucos jogadores convidados jogadores em seu programa diário.