Topo

Neto negocia com Band, mas cobranças de chefes ao vivo geram incômodo

Reprodução/Band
Imagem: Reprodução/Band

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

13/03/2020 04h00

Dono de uma das maiores audiências da Band com o seu programa diário, Neto iniciou conversas com a emissora para renovar seu contrato, que termina em dezembro, conforme o UOL Esporte já adiantou. Agora, mesmo que tenha diálogo aberto e ótima relação com a cúpula, Neto ao mesmo tempo convive com uma celeuma interna com chefes de redação devido a cobranças que recebe quando a atração Os Donos da Bola já está no ar. Uma dessas intervenções, inclusive, fizeram o apresentador desabafar ao vivo no último dia 14 de fevereiro.

Segundo apurou a reportagem, chefes do departamento esportivo da Band costumam cobrar o ex-jogador por matérias e comentários ao vivo, com o condutor do programa já em ação à frente das câmeras, atrapalhando até mesmo o seu desempenho. Isso tem irritado cada vez mais o ídolo corintiano, que já desabafou no ar sobre o assunto em outras ocasiões desde então.

No episódio de 14 de fevereiro, Neto se irritou e mencionou que "Tocha" estava "ligando" para opinar sobre o programa. O personagem em questão é Leandro Tocha, chefe da redação de esportes da Band, conforme apuração da reportagem.

"O que o Tocha quer? Liga para Renata Fan, Tocha! Liga para os outros programas, só liga toda hora para Os Donos da Bola, Tocha!', bradou Neto na ocasião. A irritação tem explicação e está no incômodo de Neto com algumas questões internas da emissora.

Neto tem ótima relação com os donos da Band e a família Saad, mas acredita que seu programa não recebe o mesmo tratamento que o Jogo Aberto, de Renata Fan. O ídolo do Corinthians está insatisfeito com a estrutura dedicada aos Donos da Bola, que é muito inferior à atração que precede a sua na grade da Band.

O incômodo aumenta porque, antes de a atração ir ao ar, segundo fontes na Band, pouca atenção se dá ao programa de Neto, em reuniões ou debates na redação. Porém, quando o programa vai ao ar, a partir das 13h diariamente, os chefes de Neto começam a ligar para o switcher (área de coordenação da exibição), para pedir mudanças ou dar broncas.

Há duas semanas, por exemplo, o apresentador da Band citou nominalmente os chefes no ar por causa desta atitude por três dias seguidos. Por causa dessa celeuma interna, a participação do ex-jogador em programas de outras emissoras foi vista internamente como um passo político do ex-jogador.

Recentemente, Neto participou de programas da ESPN Brasil e do SporTV, mais exatamente no BB Debate e no Seleção SporTV. Para colegas do apresentador, Neto quis mostrar para a Band que tem boa relação com a concorrência, mesmo gostando de trabalhar na emissora.

Neto está na Band desde 2007 e tem contrato com a Band até o fim deste ano. Como apresentador, está desde 2011 e marca entre 3 e 4 pontos de Ibope na Grande São Paulo com Os Donos da Bola. Procurada para comentar a questão oficialmente, a Band não falou sobre assunto até o fechamento. Caso o faça, a reportagem será atualizada.