Decepcionando

Com boas campanhas na Libertadores, Inter e São Paulo patinam na largada do Brasileiro; surpresas lideram

Do UOL, em São Paulo JOÃO DIJORGE/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Olhe com atenção a tabela de classificação do Brasileirão após duas rodadas e falhe em achar as equipes mais badaladas do país entre os primeiros colocados. Dois elencos exaltados, em particular, estão entre as decepções da largada da Série A, após duas rodadas disputadas: São Paulo e Internacional.

Com boas campanhas na Libertadores, classificados às oitavas de final, os dois times ainda não conseguiram vencer na competição. Ambos, são-paulinos e colorados, somam apenas 1 ponto em dois jogos.

O cenário parece pior para o Inter, que amarga a pior defesa do Brasileirão até aqui, com 7 gols sofridos. Cinco deles aconteceram no domingo na derrota para o líder Fortaleza por 5 a 1 - com direito a um bizarro gol contra de Zé Gabriel. O time dirigido pelo espanhol Miguel Ángel Ramírez acaba a rodada no Z4, em 17º lugar.

O São Paulo também deixou uma imagem ruim na rodada, com a derrota por 2 a 0 para o Atlético-GO. Sem Hernán Crespo no banco (com sintomas de covid, o argentino não foi a Goiânia), os campeões paulistas mostraram repertório sem criatividade e já ficam 5 pontos atrás dos líderes.

Dos outros representantes brasileiros na Libertadores, o Flamengo não jogou, em razão de partida adiada com o Grêmio. Já Fluminense e Atlético-MG conseguiram as primeiras vitórias, contra Cuiabá e Sport, respectivamente.

JOÃO DIJORGE/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Espanhol Ramírez prestigiado

Estamos extremamente envergonhados. É a maior vergonha que eu passo na minha história como dirigente do Inter. Tenho que pedir desculpas para torcida, os sócios, por esta derrota de hoje. O Miguel tem nosso respaldo e trabalha para implementar seu modelo de jogo. Em alguns momentos tivemos dificuldades e não conseguimos reverter. Foi um baque muito grande mas o trabalho vai seguir.

Ler mais

João Patrício Herrmann, vice de futebol do Inter, após a goleada sofrida em Fortaleza no domingo

KELY PEREIRA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Fortaleza, Athletico e Atlético-GO na ponta

Com o atual campeão Flamengo descansando na rodada, em razão do adiamento do confronto com o Grêmio, três equipes desgarraram na ponta do Campeonato Brasileiro, com 100% de aproveitamento em duas partidas disputadas.

Pelos critérios de desempate, o líder é o Fortaleza, que arrasou o Inter no Castelão por 5 a 1. A equipe do técnico argentino Juan Vojvoda já havia batido outro elenco badalado na estreia, o do Atlético-MG. Destaque para o lateral Yago Pikachu, que marcou um golaço na vitória e lidera a lista de artilheiros do campeonato, com três gols.

O Athletico aparece a seguir também com 6 pontos somados. A equipe paranaense, que havia estreado com vitória sobre o América, conseguiu ótimo triunfo fora de casa, com um 3 a 0 sobre o Juventude - Jadson marcou duas vezes.

A última surpresa com 6 pontos e aproveitamento perfeito é o Atlético-GO. O time dirigido por Eduardo Barroca é uma espécie de "exterminador de paulistas" até aqui. Depois da vitória sobre o Corinthians em Itaquera na estreia, os goianos bateram o São Paulo em casa no sábado, por 2 a 0.

Após duas rodadas, o G4 é completado pelo Red Bull Bragantino, com 4 pontos. A equipe do interior paulista empatou no sábado com o Bahia por 3 a 3.

Gol da rodada: Yago Pikachu

Lateral do Fortaleza acerta chutaço na vitória sobre o Inter

Opinião dos blogueiros

UOL

Menon: São Paulo horrível, precisa esquecer o Paulistão

O São Paulo coeso e combativo que venceu o Paulistão ainda está de férias. Foi dominado e empatou com o Fluminense, os reservas perderam para o 4 de Julho e agora, uma derrota contra o Atlético-GO. Os erros de armação eram gritantes. Gabriel Sara sem criatividade e velocidade. Shaylon sem intensidade alguma. E os laterais Igor Vinicius e Reinaldo com pouco aporte ofensivo.

Ler mais
UOL

Juca: Faltam 43 pontos para o Corinthians ficar na Série A

O Corinthians fez primeiro tempo até surpreendente no Horto, contra o América. Seguro atrás e insinuante, pela direita, na frente, com dois bons arremates, de Fagner e Mosquito, para defesa do goleiro Matheus. Os dois mais velhos do time alvinegro garantiam os primeiros três pontos corintianos no Campeonato Brasileiro. Ufa! Sylvinho respira aliviado, Lisca solta fogo pelas ventas.

Ler mais
UOL

André Rocha: Goleada é mérito do Fortaleza de Vojvoda

Miguel Ángel Ramírez mexeu muito na escalação do Internacional para o jogo no Castelão. Deixou Taison, Edenilson e Thiago Galhardo no banco, pensando no calendário apertado e também no respaldo da classificação para as oitavas da Copa do Brasil, que deve ser confirmada contra o Vitória. A atuação foi fraquíssima, no 1º tempo sem uma finalização, apesar dos 59% de posse.

Ler mais
Marcello Zambrana/AGIF Marcello Zambrana/AGIF

Palmeiras e Corinthians esquentam a revanche da 3ª rodada

Atenção, palmeirenses e corintianos. Menos de um mês depois da semifinal do Campeonato Paulista (em 16 de maio), os dois rivais de São Paulo voltam a se enfrentar no próximo sábado, no confronto que abre a 3ª rodada do Brasileiro.

O duelo no Allianz Parque acontecerá com as duas equipes em recuperação. Ambas foram derrotadas na estreia, mas conseguiram bons resultados no último domingo.

Em Belo Horizonte, o Corinthians conseguiu a primeira vitória sob comando do técnico Sylvinho, batendo o América-MG por 1 a 0 no Independência, gol de Fábio Santos em cobrança de pênalti.

Já o Palmeiras fez valer o fator mandante e passou com tranquilidade pela Chapecoense por 3 a 1, com gols no primeiro tempo - sendo dois deles de Wesley.

Será uma oportunidade de revanche para os corintianos, derrotados pelo Palmeiras na semifinal do Paulistão há poucas semanas. Para os alviverdes, por sua vez, o jogo em 12 de junho serve para festejar uma data histórica, a exatos 28 anos da vitória sobre os eternos rivais na final do Estadual de 1993.

Falha da rodada: Tiago Volpi

Goleiro do São Paulo sai do gol e toma de cobertura do Atlético-GO

Os professores falam

Se a gente faz dez gols assim, e num dia tomar um, perder por 10 a 1, as pessoas tentam desencorajar esse modelo de jogo. Isso acontece e é uma rotina. Espero que aqui consigam enxergar como começou lá do goleiro, de uma forma de atrair. A gente treina muito, e resultou no gol do Jean Mota.

Ler mais

Fernando Diniz, técnico do Santos, após a vitória sobre o Ceará por 3 a 1

O Roni e o próprio Gabriel são jogadores de boa taxa de meio campo. O Cantillo é um jogador com boa capacidade de passe, que nós queríamos, e ele ficou ali bem protegido por esses dois atletas. Deu boa sustentação pro sistema e o Cantillo conseguiu jogar mais protegido ali pelo meio campo.

Ler mais

Sylvinho, técnico do Corinthians, após vitória sobre o América-MG

Foi um jogo difícil, num horário ruim, que o adversário está mais habituado. Às vezes me parece que o futebol brasileiro pensa que está em Londres, jogando às 11h da manhã. Uma coisa é você jogar às 11h em Santa Catarina, no Paraná, no inverno. Outra coisa é jogar no Rio, no Nordeste.

Ler mais

Roger Machado, técnico do Flu, após vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá

ALESSANDRA TORRES/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Enquanto isso... na Série B

Se alguns dos grandes da Série A começam sofrendo, na Série B outras camisas de peso também amargam má fase, para sofrimento de torcidas já castigadas nos últimos anos. A rodada do final de semana foi ruim para Cruzeiro e Vasco, que ocupam neste momento o Z4, nas últimas colocações da tabela de classificação.

Pior para o Cruzeiro. A equipe mineira, que havia estreado com derrota para o Confiança, foi batida dentro de casa pelo CRB por 4 a 3 no domingo, em jogo com algumas reviravoltas. A equipe dirigida por Felipe Conceição é a única que não somou pontos em duas rodadas e ocupa a 20ª posição.

O Vasco está um pouco melhor na classificação, com 1 ponto somado, em 19º lugar. A equipe de Marcelo Cabo arrancou o empate por 1 a 1 contra a Ponte Preta, jogando em Campinas, no domingo. Os vascaínos haviam estreado com derrota em casa para o Operário-PR.

Ricardo Nogueira/CBF

E as estrelas da Série A na seleção?

Durante o final de semana, alguns jogadores de times da Série A estiveram em ação a serviço da seleção brasileira, seja na equipe principal como na equipe olímpica. Mas nem todos eles foram desfalques na 2ª rodada, já que o confronto Grêmio x Flamengo foi adiado pela CBF.

Na noite de sexta-feira, Gabigol foi titular do Brasil na vitória sobre o Equador, pelas eliminatórias sul-americanas. Outros flamenguistas envolvidos no jogo foram Rodrigo Caio e Everton Ribeiro, que ficaram no banco de reservas, assim como o goleiro palmeirense Weverton.

Já no sábado, o rubro-negro Pedro marcou de pênalti na derrota da seleção olímpica por 2 a 1 diante de Cabo Verde, em amistoso de preparação para os Jogos de Tóquio. Outros nomes da Série A que participaram da partida foram Gabriel Menino (Palmeiras), Guilherme Arana (Atlético-MG), Gérson (Flamengo), Matheus Henrique (Grêmio), além de Cleiton e Claudinho (Red Bull Bragantino).

PAULO PAIVA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO PAULO PAIVA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Topo