Topo

Olimpíadas: Eduardo Barbosa é eliminado no judô após derrota para francês

Judoca Eduardo Katsuhiro Barbosa em seu primeiro treino em Tóquio - Gaspar Nóbrega/COB
Judoca Eduardo Katsuhiro Barbosa em seu primeiro treino em Tóquio Imagem: Gaspar Nóbrega/COB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/07/2021 23h15

Eduardo Barbosa não passou da estreia na categoria até 73kg do torneio de judô das Olimpíadas de Tóquio. A primeira luta foi contra Guillaume Chaine. O confronto foi decidido no golden score e terminou com vitória do francês por finalização.

O começo do duelo ficou marcado por muita intensidade. O brasileiro recebeu uma punição e logo em seguida o adversário foi penalizado também. Nos minutos finais, antes de entrar no tempo extra, Eduardo conseguiu derrubar Chaine, mas não deu sequência ao movimento necessário para pontuar.

Durante o golden score, Barbosa recebeu uma segunda punição, o que complicou sua situação e o obrigou a atacar. Poucos segundos após a falta, o representante brasileiro conseguiu derrubar o adversário, que não foi sinalizado pelo árbitro como pontuação. Segundos depois, Guillaume finalizou Eduardo e teve o Ippon confirmado.

Os juízes, antes de consagrarem a vitória do francês, foram ao vídeo analisar o movimento anterior à finalização de Guillaume. Após a verificação, no entanto, a derrota do brasileiro foi confirmada pelos árbitros.

Eduardo era o único judoca brasileiro competindo nesta noite no judô. Na segunda-feira, a dupla de meio-médios, Ketleyn Quadros e Eduardo Yudy Santos entram no tatame para competir.

Cabeça erguida

Após a eliminação, Eduardo Barbosa lamentou o ocorrido e disse que a luta foi decidida em um milésimo de segundo. No golden score, o judoca brasileiro conseguiu um movimento e derrubou o adversário. Eduardo chegou a acreditar que tivesse conquistado um ponto, o que, segundo ele o desconcentrou na luta.

"Foi meio duvidoso, mas acreditei que fosse um ponto. Foi o milésimo de segundo que tirei atenção da luta pensando que foi meu ponto e custou isso aí. Um milésimo de segundo decide a luta", disse ele, completando:

Por fim, o judoca, que cresceu no Japão e é fluente em japonês, agradeceu o apoio de todos e disse que deixa a competição de cabeça erguida.

"Lutar aqui foi muito especial, é minha segunda casa. Queria a medalha no peito, não deu, mas acredito que consegui trazer minha alegria para quem está me apoiando. Saio de cabeça erguida."

O atleta, que luta pela categoria leve, tem 29 anos e já conquistou uma medalha de bronze no Grand Prix de Qingdao, na China. Esta foi sua primeira participação em Jogos Olímpicos.