Topo

Atleta de Peso

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que é um corpo atlético? Olimpíadas escancaram diversidade no esporte

03.08.2021 - Jogos Olímpicos Tóquio 2020 - Atletismo masculino. Arremesso do peso. Na foto, o atleta Darlan Romani - Gaspar Nóbrega/COB/Gaspar Nóbrega/COB
03.08.2021 - Jogos Olímpicos Tóquio 2020 - Atletismo masculino. Arremesso do peso. Na foto, o atleta Darlan Romani Imagem: Gaspar Nóbrega/COB/Gaspar Nóbrega/COB

05/08/2021 07h15

Afinal o que é um corpo atlético? Tenho certeza de que você imaginou um corpo padrão magro e com a musculatura definida. Posso te dizer uma coisa? Um corpo atlético é aquele que possibilita que o atleta desempenhe sua melhor performance no esporte que decidiu praticar.

Ser atleta de alto rendimento é um conceito sempre relacionado ao corpo magro, por isso esportistas que vão contra isso têm incomodado tanto quem acompanha os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O atletismo agrega diversos biotipos, inclusive o corpo gordo. Vide Darlan Romani, sucesso no arremesso de peso. Na modalidade, os atletas gordos são superágeis, uma vez que precisam se deslocar em uma velocidade altíssima para executar o movimento. Para executar bem, é preciso ter força.

Existe um estigma social gigantesco que atrela o corpo gordo ao sedentarismo e àquela pessoa que passa o dia inteiro comendo sem praticar qualquer atividade física. Só que o corpo gordo sempre foi capaz, e isso está cada vez mais explícito, deixando desconfortáveis os gordofóbicos de plantão.

E tudo que essas pessoas precisam é de um mínimo vacilo para soltarem a máxima inverdade: o desempenho dele foi aquém do esperado porque está acima do peso. Rafael Silva, campeão do judô, foi vítima de comentários como esse. Baby sempre competiu no pesado, mas ganhou mais peso nos últimos tempos. Não chegou ao pódio —coisa que aconteceu com dezenas de atletas magros—, mas, quando se trata de um atleta gordo, o problema é o peso.

Bárbara, goleira da seleção feminina de futebol, foi criticada pelo mesmo motivo. Apesar de ter pegado um pênalti no último jogo da seleção feminina, contra o Canadá, as críticas ao desempenho dela foram enormes: está pesada, pouco ágil, não tem desempenhado bem. Muito me admira quem tanto diz entender de futebol ter uma visão tão pequena do rendimento de um atleta.

Aprendam, de uma vez por todas. O esporte inclui, nunca exclui. Há esportes para todos os corpos, porque somos uma sociedade de corpos diversos. O padrão é exceção.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL