Topo

MMA


"Meu jogo mental é grande", diz Belfort após levar Hendo à lona pela 1ª vez

José Ricardo Leite

Do UOL, em Goiânia

10/11/2013 12h15

A força mental. Foi esse o principal ponto citado por Vitor Belfort para vencer Dan Henderson por nocaute no UFC Goiânia, na noite de sábado. O brasileiro nem quis se aprofundar no fato de ter sido o único homem a derrubar o veterano de 43 anos.
Questionado sobre ser o primeiro a fazer Hendo beijar a lona, Vitor evitou se exaltar pelo inédito feito na história do MMA e ressaltou apenas sua confiança para o embate.

"Meu jogo mental é grande, e quando entro ali dentro já entro vitorioso. Entro com cabeça de vitória. Entro confiante que já ganhei", disse o ex-campeão dos meio-pesados da entidade.

Aos 36 anos, Vitor vem de três nocautes consecutivos, todos por meio de chutes, golpe que não costumava ser usual em suas vitórias.

Ainda no primeiro assalto, Belfort derrubou Henderson e começou a disparar uma avassaladora sequência de golpes. O americano tentou resistir e conseguiu se levantar parcialmente. Até que o golpe final foi um chute frontal no rosto que fez Hendo cair.

"Sou um homem novo que se reiventa. Agora quero férias. Eu e meus técnicos estamos muito felizes com essa performance. Me sinto um garoto."

A vitória foi uma revanche de combate de sete anos atrás, no extinto evento japonês Pride. Naquela ocasião, Hendo havia vencido o brasileiro na decisão dos árbitros.

A vitória deve levar o brasileiro a uma futura disputa de cinturão dos médios (até 84 kg), mesmo com o duelo com Henderson sendo feito nos meio-pesados (até 93 kg).

Durante o começo dessa semana, o presidente do UFC, Dana White, já havia se antecipado e afirmou que caso Vitor vencesse Henderson ele seria o próximo desafiante ao título dos médios.

"Se ele (Vitor) bater o Dan Henderson nessa noite, ele com certeza vai ganhar uma chance de disputar o cinturão dos médios", falou o dirigente, também conhecido por nem sempre executar as lutas que promete. Depois da luta, no entanto, desconversou ao ser questionado sobre isso. "A única coisa que confirmo são grandes lutas pra ele."