Topo

MMA


Shogun descarta aposentadoria após derrota e fala em ser campeão de novo

Maurício Shogun citou Ayrton Senna para agradecer aos fãs pelo apoio após a derrota - Rafael Krieger/UOL
Maurício Shogun citou Ayrton Senna para agradecer aos fãs pelo apoio após a derrota Imagem: Rafael Krieger/UOL

Do UOL, em São Paulo

19/08/2013 16h39

Finalizado no primeiro round por Chael Sonnen no último final de semana, o brasileiro Mauricio Shogun rechaçou os rumores sobre uma possível aposentadoria. Aos 31 anos e vindo de duas derrotas seguidas, o curitibano falou até em ser campeão mundial outra vez. Ele já foi dono de cinturões tanto no Pride quanto no UFC.

"Tenho 11 anos de carreira no MMA e sou realizado como atleta, ganhei tudo o que sempre quis. Realizei todos os meus sonhos, e se ainda luto é porque quero revivê-los. Quero ainda muitas vitórias e me tornar campeão mundial de novo. Quem decide quando vou parar sou eu, mais ninguém. Graças a Deus, sou estabilizado financeiramente e hoje luto porque amo", declarou Shogun por meio de comunicado à imprensa.

Depois da derrota em Boston, o brasileiro só vai retornar ao Brasil na quinta-feira, quando irá reencontrar a filha Maria Eduarda e a esposa Renata, grávida de três meses. Shogun aproveitou para mandar um recado aos fãs que ficaram ao seu lado mesmo com o resultado negativo.

"Eu sempre fui muito fã do Ayrton Senna, mas nem por isso achava ele ruim quando não vencia. Eu era um fã de verdade, que o admirava por tudo que ele fazia, independente se chegasse por último na corrida ou em primeiro. O nome dele ficou na história, e creio que o meu também fique na história do MMA. Agradeço aos fãs que me confortaram com palavras através das minhas redes sociais, vocês são muito importantes para mim".

Shogun era considerado favorito no combate contra Sonnen no último sábado, mas foi derrubado pelo norte-americano logo nos primeiros segundos e acabou sendo surpreendido por uma guilhotina, sendo forçado a desistir da luta. Ele chegou a chorar no octógono, mas preferiu reconhecer os méritos do adversário.

"Sou um cara muito competitivo, que odeia ser derrotado. Sei que fiz tudo o que deveria ter feito na preparação, mas o Sonnen foi melhor na luta, méritos dele. Infelizmente, na luta, a gente tem que esperar muito para dar a volta por cima. No futebol, você perde domingo e vence na quarta-feira que está tudo bem. Vou voltar pra casa, ver o que deu de errado na luta e treinar muito para esse erro não se repetir", comentou.

Sobre possíveis mudanças na equipe depois de derrotas seguidas para Alexander Gustafsson e Chael Sonnen, o empresário de Shogun descartou essa possibilidade: "O Mauricio investiu muito nesse camp, treinou com os melhores, foi para os Estados Unidos para aprender novas técnicas, então decidimos por manter a mesma base. Ele estava muito bem preparado, mas o Sonnen foi muito feliz naquele dia. O Mauricio é um vencedor por natureza e tenho total certeza de que daremos a volta por cima", afirmou o agente Leonardo Salomão.