Topo

MMA


Em maratona, técnico de Cigano dá 'pitacos' a Lyoto e cancela férias pelo UFC Rio

Técnico baiano Luiz Dórea levou Júnior Cigano ao título dos pesos pesados do UFC - Maurício Dehò/UOL
Técnico baiano Luiz Dórea levou Júnior Cigano ao título dos pesos pesados do UFC Imagem: Maurício Dehò/UOL

Maurício Dehò

Em São Paulo

22/11/2011 06h00

Depois de conquistar mais um título na carreira, com seu primeiro cinturão como técnico principal no MMA, no corner de Júnior Cigano, o baiano Luiz Dórea bem que gostaria de curtir a vitória com uma boa folga. Mas o descanso terá de ser adiado. Além de estar preparando Minotauro para o UFC 140, o treinador viajará ao Pará para ajudar Lyoto Machida para a disputa do título dos meio-pesados e vai virar o ano já respirando o clima do UFC do Rio, em janeiro.

Dórea começou a semana em São Paulo, participando de uma coletiva de imprensa com Júnior Cigano e detalhando a conquista. Foi a primeira vez que ele levou um lutador ao título no posto de técnico principal, diferentemente do cinturão interino de Minotauro, por exemplo, em que era um dos técnicos da equipe, mais focado no boxe.

Nesta quarta-feira, Dórea parte para alguns dias ao lado de Lyoto Machida. O ex-campeão tentará tomar o cinturão de Jon Jones no dia 10 de dezembro, retornando ao trono dos meio-pesados.

“Eu tinha prometido ao Lyoto que passaria por lá, mas para semana que vem já tenho de voltar ao Rio para trabalhar o Minotauro”, afirmou Dórea, sobre a maratona. O treinador ajudou na preparação da última vitória do carateca, contra Randy Couture, e espera passar algumas lições valiosas, apesar do pouco tempo.

“O Lyoto já conta com uma grande equipe por lá. Eu só vou tentar ajudar taticamente, passar alguns aspectos técnicos e de planificação dos treinos. Ele é um cara que absorve muito rapidamente as técnicas”, complementou ele.

Esta viagem e o retorno para preparar Minotauro estavam nos planos, mas a expectativa era de fechar o ano com uma vitória do baiano sobre Mir - também no UFC 140. O trabalho será estendido até janeiro na nova edição do Ultimate no Rio de Janeiro.

Quem alterou o planejamento foi um dos novatos da Champion, a academia de Dórea em Salvador. O treinador vai comandar o estreante no UFC Ednaldo Lula, curiosamente um peso pesado, como Júnior Cigano. O pupilo vai encarar Rob Broughton, da Inglaterra, no dia 14 de janeiro, na HSBC Arena. Ednaldo tem um cartel de 15 lutas - 13 vitórias, um empate e um No Contest - e costuma ser um dos sparrings de Cigano.

CIGANO PREVÊ QUARTO TÍTULO COM LYOTO MACHIDA NO UFC 140

Júnior Cigano foi o responsável por empatar o marcador no UFC, com três cinturões para o Brasil e três para os EUA na competição, entre os sete em jogo. E, segundo ele, o Brasil tem boas chances de virar o jogo ainda este ano. "O diferencial dos brasileiros é lutar com coração, e se Deus quiser o Lyoto vai trazer este quarto cinturão. Tem toda a possibilidade de conquistar mais este. Sou um cara de sorte e me sinto muito feliz de viver tudo isso que está acontecendo", disse o catarinense.