Topo

MMA


Astro de cinema e nocauteador nato, vietnamita tenta 'aposentar' Wanderlei Silva

Estreante no UFC Cung Le alterna suas duas carreiras de lutador: na vida real e na ficção - Divulgação
Estreante no UFC Cung Le alterna suas duas carreiras de lutador: na vida real e na ficção Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/11/2011 06h00

Pressionado por uma derrota arrasadora, o brasileiro Wanderlei Silva volta ao octógono neste sábado, em busca de uma sobrevida no UFC. Mas, apesar de enfrentar um estreante no evento, seu rival é um dos mais perigosos: Cung Le. Nascido no Vietnã, o rival chama atenção não só por sua carreira de lutador de MMA, mas por levar suas artes marciais às telas de cinema, como ator.

CONHEÇA CUNG LE

Nascimento: 25/05/1972 (39 anos), em Saigon (Vietnã)
Altura: 1,78 m
Peso: médio (-84 kg)
Cartel: 7 vitórias e uma derrota
Títulos: campeão no Strikeforce
Última luta: venceu Scott Smith (Strikeforce jun/2010)

Cung Le, de 39 anos, chega ao UFC 139 com um cartel respeitável: ex-campeão dos médios no Strikeforce, ele tem apenas uma derrota na carreira e coleciona sete nocautes em suas sete vitórias, sempre colocando em prática seu estilo excêntrico, oriundo de lutas como o kickboxing, o taekwondo e o sanshou.

A história do peso médio começou fugindo com sua mãe da guerra, no Vietnã. Le foi parar na cidade de San Jose, curiosamente o palco do embate deste sábado. As raízes nas lutas tiveram início com aulas de taekwondo, mas sua consagração começou a ser vista com uma carreira invicta no kickboxing.

Le aprimorou sua técnica com o sanshou, arte marcial chinesa, e embalou a carreira em eventos de grande porte, como o K-1 e, já no MMA, no Strikeforce, onde fez toda a sua carreira.

A ascensão no Strikeforce foi veloz, com uma sucessão de nocautes que o levou a lutar pelo título dos médios e, também pela via rápida, bater Frank Shamrock. Mesmo com uma derrota para Scott Smith, em 2009, ele devolveu o resultado em uma revanche no ano seguinte, que foi seu último combate e o levou a buscar um novo desafio.

“Eu sei que, se lutar de novo, será pelo UFC. Nunca lutei pelo UFC e adoraria fazer isso”, disse Le, antes da confirmação de sua estreia contra Wanderlei.

No meio tempo de sua carreira de sucesso nos ringues, o vietnamita investiu em ser ator, justamente por sua técnica apurada. Com participações pequenas desde 1997, ele chegou ao grande circuito em 2009 e participou de películas como “Vale Tudo” (Fighting) e “Tekken”, adaptação do jogo de videogame.

Agora, ele comemora não só o fato de estar no Ultimate, mas de estar chegando às telas ao lado de astros como Russell Crowe, em “O Homem com os Punhos de Ferro”, e Jean-Claude Van Damme, como um vilão em “Olhos de Dragão”.

Apesar da agenda lotada, um boa luta contra Wanderlei deve manter o vietnamita alternando suas duas vidas de lutador: o da vida real e o da ficção. O UFC, segundo ele, lhe deu sobrevida no MMA. "É difícil responder, eu sou um lutador antes de tudo. Mas se não tivesse acontecido esse convite, talvez eu pendurasse as luvas. Tudo acontece por uma razão", contou.

Quanto ao combate deste sábado, Le mostrou respeito e espero um confronto disputado. “Wanderlei aposta mais nos socos, enquanto eu sou um cara forte nos chutes. Acho que o estilo se encaixa para esta luta, e é uma honra encarar uma lenda como ele”, analisou, entre elogios.

  • Vietnamita Cung Le a caráter para o seu personagem em "Guarda-costas e Assassinos"

CUNG LE DIZ QUE PRETENDE VIR AO BRASIL E COMER EM UMA CHURRASCARIA