Topo

MMA


Shogun faz preparação 'secreta' e tem ajuda familiar para vingar revés do irmão

Shogun vem de vitória contra Griffin e faz um duelo aguardado há anos, desde o Pride - UFC/Divulgação
Shogun vem de vitória contra Griffin e faz um duelo aguardado há anos, desde o Pride Imagem: UFC/Divulgação

Maurício Dehò

Em São Paulo

16/11/2011 17h09

O brasileiro Maurício “Shogun” Rua vem de uma vitória marcante no UFC Rio, quando nocauteou Forrest Griffin ainda no primeiro assalto. Para este sábado, no entanto, muito mudou, especialmente na preparação do ex-campeão dos meio pesados, que enfrenta o veterano Dan Henderson, na volta do norte-americano ao UFC. Eles se encaram na edição 139 do evento, que pode vingar uma derrota antiga de seu irmão. O revés pelo Pride de Murilo Ninja motivou um período de treinamentos “secretos” pelo curitibano.

Para o UFC Rio, em agosto, Shogun pela primeira vez apostou em treinar exclusivamente nos Estados Unidos, com seu velho técnico Rafael Cordeiro. Desta vez, no entanto, trocou o “camp” no exterior por se manter no Brasil.

“Achamos melhor ficar no Brasil, porque é uma luta importante na parte de estratégia. Deu para fazer um treinamento mais secreto e essa foi uma grande motivação para mim”, explicou Shogun.

O paranaense passou a maior parte de seu tempo em São Paulo e realizou alguns treinos com o companheiro de equipe Demian Maia, especialista em jiu-jítsu. Mais detalhes, no entanto, ficaram escondidos pelo time de Shogun.

Uma outra motivação para o brasileiro vem de dez anos atrás. Em novembro de 2001, Dan Henderson enfrentou seu irmão, Murilo Ninja, e venceu um duro combate por pontos, em decisão dividida. Agora, Murilo pôde ajudar a tentar dar o troco.

“Assisti muito a esta luta entre eles, foi um combate bem disputado. Meu irmão é um cara que me ajudou muito na estratégia para este desafio, e espero impor meu ritmo para definir a luta”, afirmou Shogun, que elogiou o rival. “Desde aquela época ele demonstrava o quanto é um cara duro.”

Dan Henderson retorna ao UFC aos 41 anos, para tentar faturar um título que ainda falta em sua carreira, vitoriosa no Strikeforce e no Pride. Sua última vitória, contra o lendário Fedor Emelianenko, motivou a contratação por Dana White e o UFC.

“Esta luta é muito marcante. Henderson é uma lenda, um cara que tem uma grande história. O combate de sábado representa muita coisa para mim, e agora só penso nele, e não no cinturão”, acrescentou o ex-campeão. Tanto Shogun quanto Henderson brilharam no Pride, mas um duelo entre eles nunca aconteceu.