Topo

MMA


Técnico chama Minotauro de "Super-Homem", e irmão revela preocupação durante luta

Minotauro leva soco de Brendan Schaub durante vitória no UFC Rio - Felipe Dana/AP
Minotauro leva soco de Brendan Schaub durante vitória no UFC Rio Imagem: Felipe Dana/AP

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

No Rio de Janeiro

29/08/2011 13h00

A história de superação de Minotauro para seu combate no UFC Rio já é conhecida: foram três cirurgias e meses andando de muletas antes de nocautear o norte-americano Brendan Schaub. No duelo de sábado, o baiano levou alguns bons golpes, causando preocupação em seu irmão, Minotouro, mas acabou fechando a luta ainda no primeiro assalto, gerando um sentimento de exaltação quanto à sua garra.

"O Minotauro é um Super Homem, é um exemplo", comemorou o técnico Luis Dórea, responsável pelas técnicas de boxe do peso pesado, justamente o que ele usou para nocautear Schaub no Rio. Vale lembrar outro episódio, em que Minotauro sofreu um acidente de caminhão quando garoto e teve a vida em risco.

Dórea mandou um recado para quem achava que o baiano teria problemas na HSBC Arena. "As pessoas têm que respeitar. O Minotauro não pode ser subestimado e representou a garra e a determinação dos brasileiros", afirmou ele. "É bom para o esporte ter alguém como o Rodrigo."

Mas, quando todos esperavam que o lutador levasse o combate para o chão, em busca da finalização com suas técnicas de jiu-jítsu, Minotauro teve de se virar na trocação, recebendo alguns socos perigosos de Schaub.

"Claro que com o início eu me preocupei um pouco, a gente sempre se preocupa. Mas eu estava calmo. Esperava uma finalização, mas a mão do meu irmão estava pesada e o cara sentiu", disse Rogério Minotouro, irmão gêmeo do peso pesado, demonstrando uma "inveja boa" no fato de Rodrigo ter lutado em casa. "Deve ter um gostinho muito melhor ir para o octógono com esta torcida. Quem sabe na próxima não sou eu."

O técnico Dórea – que lançou Popó ao título mundial no pugilismo - viu seus dois pupilos vencerem seus combates usando o boxe, com Minotauro e Anderson Silva mostrando força nos punhos. Mesmo assim, preferiu não exaltar apenas a nobre arte.

"Eles se prepararam para tudo. No caso do Minotauro, traçamos um plano de levar para baixo, mas, como ele estava bem treinado para tudo, conseguiu encaixar um golpe que nocauteou o rival", concluiu Dórea.