Topo

Fifa assume erro em pênalti a favor de Portugal contra o Uruguai, diz dirigente

Bruno Fernandes comemora seu gol por Portugal na Copa do Mundo, na partida contra o Uruguai - Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images
Bruno Fernandes comemora seu gol por Portugal na Copa do Mundo, na partida contra o Uruguai Imagem: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

30/11/2022 12h20

Classificação e Jogos

O Uruguai foi derrotado por Portugal, por 2 a 0, na segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo na última segunda-feira (28). O pênalti marcado pelo árbitro Alireza Faghani a favor dos portugueses, por conta de uma mão de José María Giménez, que resultou no placar de 2 a 0, pode ter sido "mal sancionado".

No final do jogo, Bruno Fernandes chutou e o zagueiro celeste tocou a bola com a mão enquanto caía no chão ao tentar travar a finalização. Uma divisão de opiniões surgiu rapidamente, e, de acordo com alguns dirigentes, a Fifa reconheceu o erro.

Em conversa com o programa 100% Sport transmitido pela Sport 890, no Uruguai, Eduardo Ache, executivo da Associação Uruguaia de Futebol, alegou que o chefe de arbitragem da Fifa, Massimo Busacca, admitiu que "o árbitro da partida tomou uma decisão errada" ao marcar o pênalti.

Ache diz ainda que a informação foi confirmada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, já que foi o próprio quem conversou com Busacca na tentativa de denunciar formalmente o ocorrido.

"O próprio presidente da Conmebol conversou com Busacca, que acabou reconhecendo que foi uma má decisão. O próprio Busacca admitiu que a decisão do árbitro não foi correta, vocês entendem? O VAR chamou e o árbitro foi "na onda". Isso é o que o Busacca disse", alegou Ache.

Com apenas um ponto em dois jogos feitos, o Uruguai vive situação complicada na Copa do Mundo e precisa vencer Gana na última rodada, que acontece na próxima sexta-feira (2), para conseguir avançar ao mata-mata do Mundial.

Quem deve ocupar a vaga de Neymar na seleção brasileira?

Resultado parcial

Total de 7545 votos
8,34%
Lucas Figueiredo/CBF
23,23%
Wagner Meier/Getty Images
7,94%
Lucas Figueiredo/CBF
3,95%
Lucas Figueiredo/CBF
42,05%
Lucas Figueiredo/CBF
6,87%
NELSON ALMEIDA/AFP
7,62%
Lucas Figueiredo/CBF