Topo

Bruno Fernandes decide, Portugal bate Uruguai e vai às oitavas da Copa

Bruno Fernandes comemora seu gol por Portugal na Copa do Mundo, na partida contra o Uruguai - Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images
Bruno Fernandes comemora seu gol por Portugal na Copa do Mundo, na partida contra o Uruguai Imagem: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/11/2022 17h58

Classificação e Jogos

Com Bruno Fernandes decisivo, Portugal é a terceira classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar. Dominante em grande parte da partida, a seleção portuguesa venceu o Uruguai por 2 a 0, hoje (28), no estádio Lusail, e se isolou na ponta do Grupo H.

Portugal controlou as ações da partida, mas esbarrou em um bem postado sistema defensivo uruguaio e demorou para balançar as redes. E conseguiu em um lance confuso aos nove do segundo tempo. Bruno Fernandes cruzou e Cristiano Ronaldo esboçou um cabeceio. No primeiro momento, o gol foi dado para o português, mas depois foi atribuído a Bruno. O próprio camisa 8, de pênalti, ampliou já nos acréscimos.

Enquete: Qual seleção vai mais longe na Copa do Mundo do Qatar?

Com o resultado, Portugal se isola na liderança da chave, com seis pontos, e se junta à França e Brasil como as seleções já classificadas para as oitavas do Mundial do Qatar. Além disso, os portugueses "se vingaram" da eliminação para os uruguaios nas oitavas de final da Copa da Rússia 2018.

Já o Uruguai estaciona na lanterna da chave e fará o jogo da vida contra a vice-líder Gana. Além da vitória, os uruguaios precisarão de um tropeço da Coreia do Sul contra os lusos.

A definição dos classificados para as oitavas no Grupo H do Mundial do Qatar será nesta sexta-feira (2), às 12h (de Brasília). Portugal encara a lanterna Coreia do Sul, enquanto o Uruguai tem um confronto direto com Gana.

Enquete: Quem vai marcar mais gols na Copa do Mundo do Qatar?

Quanta categoria, CR7!

cristiano ronaldo -  REUTERS/Matthew Childs -  REUTERS/Matthew Childs
Cristiano Ronaldo dá passe de ombro em jogo contra o Uruguai pela Copa do Mundo
Imagem: REUTERS/Matthew Childs

Apesar das polêmicas fora das quatro linhas, Cristiano Ronaldo precisou de três minutos em campo para surpreender. Após cobrança de lateral pela esquerda, o camisa 7 surpreendeu e ajeitou de ombro, próximo à linha de fundo, para William Carvalho, na entrada da área, mandar por cima da meta de Rochet.

E o astro da seleção portuguesa esteve participativo. Flutuando pelo campo de ataque, o camisa 7 buscou jogo tanto pelo centro quanto pelos lado, sempre próximo de companheiros, tentando tabelas ou passes rápidos para tentar furar o sistema defensivo uruguaio.

Clima quente e pressão lusa

Em busca da vitória para assegurar a vaga nas oitavas de final com uma rodada de antecedência, Portugal controlou a posse de bola e apertou os uruguaios em seu campo. Explorando um jogo veloz, rodando a bola de um lado para o outro, o ataque luso deu trabalho para a defesa sul-americana.

Apesar do volume, a seleção portuguesa não criou chances claras de gol, tornando o goleiro Rochet em um expectador das boas intervenções da defesa uruguaia.

Já o Uruguai, nas poucas vezes que teve a bola, puxou jogadas em velocidade, procurando especialmente Darwin Núñez e Cavani. A dupla de ataque celeste, no entanto, pouco tocou na bola e não teve chance de finalizar contra a meta de Diogo Costa.

João Félix - Lars Baron/Getty Images - Lars Baron/Getty Images
João Félix, de Portugal, disputa com Gimenez, do Uruguai, pela Copa do Mundo
Imagem: Lars Baron/Getty Images

E a temperatura subiu no primeiro tempo, obrigando o árbitro iraniano Alireza Faghani a interromper um bate boca no campo português. Isso porque os europeus estavam incomodados com as faltas cometidas pelos uruguaios. João Félix, por exemplo, quase ficou sem camisa em disputa na lateral.

Perdeu!

E o ditado "quem não faz, leva" quase se concretizou aos 32 minutos do primeiro tempo. Bentancur partiu livre pelo campo de ataque luso, driblou William Carvalho e Rúben Dias e, cara a cara com Diogo Costa, mandou em cima do goleiro.

Troca forçada

Portugal foi obrigada a fazer sua primeira alteração aos 42 minutos do primeiro tempo. Após perder o primeiro jogo por lesão, Nuno Mendes desabou sozinho no gramado, foi atendido e deixou o gramado chorando. O português foi direto para o vestiário.

Invasão de campo

O segundo tempo da partida foi paralisado por alguns instantes devido a uma invasão de campo. Um torcedor atravessou o campo e deixou uma bandeira LGBTQIA+ no gramado (retirada na sequência pelo árbitro do jogo). O invasor ainda vestia uma camisa pedindo respeito às mulheres iranianas.

Veja fotos da invasão do torcedor com a bandeira LGBTQIA+ em Portugal x Uruguai

Gol de CR7? Não, de Bruno Fernandes

Portugal furou o bloqueio uruguaio aos nove minutos do segundo tempo, em lance que gerou dúvidas sobre o autor do gol. Após jogada pela esquerda, Bruno Fernandes cruzou para dentro da área, Cristiano Ronaldo foi para o cabeceio, e a bola parou no fundo da rede.

Em um primeiro momento, o gol foi dado para o camisa 7, mas foi retirado instantes depois, já que o astro na verdade não tocou na bola.

Tudo ou nada para o Uruguai!

Arrascaeta - Odd ANDERSEN / AFP - Odd ANDERSEN / AFP
Arrascaeta e Rúben Dias disputam lance pelo alto na partida entre Portugal e Uruguai
Imagem: Odd ANDERSEN / AFP

O gol português acendeu a seleção uruguaia, que precisava pelo menos de um empate para ter uma situação mais confortável na rodada final. O técnico Diego Alonso colocou Arrascaeta, Suárez e Gómez em campo, e os sul-americanos ganharam volume de jogo, bombardeando o goleiro luso.

Aos 30 minutos do segundo tempo, Máxi Gómez bateu colocado e acertou a trave esquerda de Diogo Costa. Três minutos mais tarde, Suárez acertou a rede, pelo lado de fora, após cobrança de falta de Arrascaeta. Aos 34, o meia do Flamengo recebeu pela direita e, cara a cara com o goleiro, finalizou em cima do luso.

Chama o VAR!

Portugal suportou a pressão uruguaia e ampliou a vantagem nos acréscimos, em pênalti marcado com auxílio do VAR. Bruno Fernandes tentou toque na entrada da área e a bola tocou no braço de Giménez. O camisa 8 foi para a cobrança e não desperdiçou.

E Bruno Fernandes quase fez o terceiro, em chute de fora da área já no minuto final. Ele, porém, acertou a trave direita.

Bruno Fernandes - Justin Setterfield/Getty Images - Justin Setterfield/Getty Images
Bruno Fernandes amplia para Portugal contra o Uruguai pela Copa do Mundo
Imagem: Justin Setterfield/Getty Images

FICHA TÉCNICA

PORTUGAL 2 X 0 URUGUAI - 2ª rodada do Grupo H da Copa do Mundo

Data e horário: 28 de novembro de 2022 (segunda-feira), às 16h (de Brasília)

Local: Lusail Iconic, em Doha, no Qatar
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Assistentes: Mohammadreza Mansouri (Irã) e Mohammadreza Abolfazli (Irã)
VAR: Abdulla Al-Marri (Qatar)
Público: 88.668

Cartões amarelos: Venico (Uruguai); Rúben Neves (Portugal); M. Oliveira (Uruguai); João Félix (Portugal); Rubén Dias (Portugal)
Gols: Bruno Fernandes, aos 9 e aos 48 minutos do segundo tempo

PORTUGAL: Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias (Rafael Leão), Pepe e Nuno Mendes (Raphael Guerreiro); Rúben Neves, William Carvalho (Palhinha) e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, João Félix (Nunes) e Cristiano Ronaldo (G. Ramos)

URUGUAI: Rochet; Coates, Godín (Arrascaeta) e Giménez; Varela, Valverde, Vecino (Pellistri), Bentancur e Olivera; Darwin Núñez (Maxi Gómez) e Cavani (Suárez)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, Portugal lidera o Grupo H da Copa do Mundo. O erro foi corrigido.