Topo

Wendell, ex-goleiro de Botafogo e Fluminense, morre aos 74 anos

Wendell, ex-goleiro do Botafogo - Reprodução/Twitter
Wendell, ex-goleiro do Botafogo Imagem: Reprodução/Twitter

23/05/2022 20h50

O goleiro Wendell, que somou passagens por Botafogo, Fluminense e seleção brasileira, morreu nesta segunda-feira, aos 74 anos. O arqueiro atuou entre as décadas de 1960 e 1980 e também defendeu clubes como Santa Cruz, Guarani, Ferroviária e Vila Nova.

Conhecido como o 'goleiro da camisa amarela', marcou época no Botafogo, ao defender o clube em 1968, e depois de 1971 a 1977. Em 1974, era um dos principais goleiros do Brasil, mas uma lesão o impossibilitou de defender o país na Copa do Mundo.

Defendendo as cores do Fluminense, o goleiro atuou entre 1977 e 1979 e conquistou o Troféu Teresa Herrera, na Espanha.

Ao se aposentar, Wendell trabalhou como preparador de goleiros. Em 1994, 1998 e 2006, integrou a comissão técnica da seleção como treinador de goleiros nas Copas do Mundo destes anos.

Confira a nota emitida pelo Botafogo

"O Botafogo de Futebol e Regatas lamenta o falecimento de Wendell, ex-goleiro do clube, que nos deixou aos 74 anos, na madrugada desta segunda-feira (23/05), em Recife, onde morava com a sua família. O Clube manifesta solidariedade e deseja força aos familiares e amigos neste momento difícil.

Wendell defendeu as cores alvinegras na década de 70 e, com atuações de destaque, chegou até a seleção brasileira. Identificado com o Glorioso, foi referência na posição durante sua passagem como atleta e serviu de inspiração para a sequência de arqueiros que vieram posteriormente.

Com mérito e reconhecimento, integra a seleta lista dos grandes goleiros que estiveram sob as metas alvinegras ao longo de toda a história. Após encerrar a carreira como jogador, Wendell se tornou Preparador de Goleiros e retornou à seleção brasileira, participando da campanha na Copa do Mundo de 2006.

Como forma de luto e em ato simbólico, a bandeira do clube ficará a meio mastro, na sede histórica de General Severiano. O Clube também vai solicitar junto à CBF uma homenagem póstuma de "Minuto Silêncio", na partida entre Coritiba x Botafogo, no próximo domingo, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro"