STJD julgará processos de Corinthians e Vasco por datas da Copa do Brasil na sexta
Os processos de Corinthians e Vasco, que buscam mudar as datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil, serão julgados pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) na próxima sexta-feira (11). Os jogos estavam previstos inicialmente para acontecer no dia 16 de outubro (quarta-feira), mas foram adiados pela CBF para os dias 19 (sábado) e 20 (domingo), com o aval de Flamengo e Atlético-MG.
Corinthians e Vasco contestaram veementemente a decisão. O principal argumento da diretoria do Timão é que o time será prejudicado no Campeonato Brasileiro, já que o jogo contra o Athletico-PR foi adiantado para o dia 17 de outubro (quinta-feira), dois dias depois do encerramento da data Fifa. Félix Torres, José Martínez e Ángel Romero foram convocados por suas respectivas seleções e podem desfalcar a equipe de Ramón Díaz no duelo.
"Foi a coisa mais absurda que eu já vi na minha vida, eles estão rasgando o regulamento deles. Eu fui até a reunião da CBF, e foi definido mando de campo e datas, nós nos programamos dentro disso. Quando surgiram comentários na internet, nós notificamos a CBF, liguei para o Ednaldo, liguei para ele, ele disse que estava em uma reunião e me retornaria. Estou até esperando a ligação até agora. A nova data é um absurdo. O mando de campo é nosso, nós que tínhamos que comentar algo se precisasse. O mínimo era chamar os quatro clubes, dar uma diretriz, uma solução. Nós também temos jogadores pré-convocados, mas é questão de logística. Isso é um prejuízo enorme para o Corinthians e para o torcedor. O Corinthians merece respeito da CBF. Não tiveram esse respeito conosco", disse o presidente Augusto Melo no dia 29 de setembro.
Em nota oficial, a CBF argumentou que as mudanças de data se deram por conta da "elaboração e ajustes do calendário, que buscam sempre o aperfeiçoamento e a promoção permanente do futebol brasileiro, e em respeito aos princípios do equilíbrio técnico e mérito esportivo" e para "reproduzir a experiência anterior bem-sucedida com a modificação dos jogos das fases finais da Copa do Brasil para o fim de semana, permitindo aos clubes participantes condições igualitárias, após a data FIFA do dia 15 de outubro, para que empreguem força máxima, utilizando e recuperando os atletas convocados para as suas Seleções Nacionais, o que valoriza a disputa esportiva nessa fase aguda e decisiva da Competição."
Classificação e jogos
No julgamento, o diretor do departamento de competições Júlio Avellar vai representar a CBF. O auditor será o Dr. Maxwell Borges de Moura Vieira.
Corinthians e Vasco alegam que, segundo o Regulamento Geral de Competições, perder atletas por data Fifa não é motivo para mudança de dia de jogo, e as partes que podem pedir alteração de data de uma partida são: clube mandante, federação mandante ou detentor dos direitos de transmissão.
Nos jogos de ida da semifinal, o Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0 no Maracanã, enquanto o Galo bateu o Vasco por 2 a 1 na Arena MRV.
Datas e horários dos jogos de volta da semifinal Copa do Brasil
- 19/10 - Vasco x Atlético-MG (São Januário) - 18h30
- 20/10 - Corinthians x Flamengo (Neo Química Arena) - 16h
3 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Leandro Rodrigues
Se existe regulamento tem que ser seguir, não importa time, usa os jogares do banco, eles estão ali para suprir quanto precisa. Deve está rolando muito dim dim.
Carlos Alberto T Barbosa
Quem manda na CBF é sempre o Varmengo! Isso é ridículo…
Fernando Ricardo Lins Ventura
A matéria começa errada. Os processos de Vasco e Corinthians não buscam mudar as datas, buscam manter as datas agendadas e alteradas de forma arbirária e causuística. O resto é mimimi de VARmenguista, do tipo Renato Flaurico Prado.