Topo

Santos

Há 65 anos, Pelé realizava a sua primeira partida com a camisa do Santos

Imagem de Pelé em sua estreia pelo Santos, em 1956 - José Dias Herrera
Imagem de Pelé em sua estreia pelo Santos, em 1956 Imagem: José Dias Herrera

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

07/09/2021 14h10

Há exatamente 65 anos, um amistoso entre Santos e Corinthians de Santo André entrava para a história do futebol nacional. Isso porque a partida marcou a estreia de Pelé com a camisa do Peixe.

Apesar de ser campeão Paulista e estar na ponta da tabela do Torneio de Classificação para a fase final do Estadual de 1956, o Alvinegro Praiano estava em baixa, com três resultados ruins em sequência. Com isso, o clube decidiu marcar um amistoso para reanimar os ânimos do time.

O jogo foi oferecido pela Prefeitura de Santo André e a disputa valeu o alusivo Troféu Independência, por ocasião da data comemorativa. O Santos venceu por 7 a 1, mas o placar, no final, foi o que menos interessou, e sim a estreia do então desconhecido Pelé, apelidado de "Gasolina", por conta de sua velocidade.

E não demorou para o jovem atacante de 16 anos balançar as redes pela primeira vez. Com apenas 20 minutos em campo, ele recebeu cruzamento de Tite, dominou e bateu para marcar o primeiro de seus 1282 gols na carreira.

Apesar da estreia no dia 7 de setembro de 1956, a fama não veio de imediato. O futuro Rei do Futebol só se firmou no ataque santista no início do ano seguinte, durante uma excursão ao sul do país.

Santos