Topo

Eliminatórias da Eurocopa - 2024

Mbappé marca, França bate Gibraltar e segue 100% nas Eliminatórias da Euro

Jogadores da França comemoram gol de Mbappé sobre Gibraltar, pelas Eliminatórias da Euro - Violeta Santos/Reuters
Jogadores da França comemoram gol de Mbappé sobre Gibraltar, pelas Eliminatórias da Euro Imagem: Violeta Santos/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/06/2023 17h36

Classificação e Jogos

A França não precisou de inspiração para vencer Gibraltar por 3 a 0, no Estádio Algarve, em Portugal, e segue com campanha 100% após a terceira rodada das Eliminatórias da Eurocopa - 2024.

Giroud, Mbappé, de pênalti, e Mouhelhi, contra, marcaram os gols da partida. Os tentos saíram com 3 minutos de jogo, aos 48 do primeiro tempo e aos 33 da segunda etapa.

A seleção francesa chegou aos nove pontos e se mantém na ponta do Grupo B, seguido pela Grécia, com seis. Já Gibraltar continua amargando a lanterna, ainda sem pontuar.

Os Bleus voltam a campo na segunda (19) para enfrentar a vice-colocada Grécia, às 15h45 (de Brasília), no Stade de France, pela quarta rodada das Eliminatórias. Já Gibraltar visita a Irlanda no mesmo e dia e horário.

Como foi o jogo

frança - Franck Fife/AFP - Franck Fife/AFP
Giroud, da França, comemora seu gol contra Gibraltar, pelas Eliminatórias da Euro
Imagem: Franck Fife/AFP

O maior artilheiro da seleção francesa inaugurou o placar cedo. Sem grande esforço, Girou anotou, de cabeça, o seu 54º tento defendendo as cores do país.

O gol no início, entretanto, esfriou os rumos da partida. A França encurralou o adversário e continuou controlando a partida, embora sem precisar impor tanta intensidade pela vantagem precoce no marcador.

Gibraltar quase não criou, mas ficou por detalhes de fazer um golaço do meio de campo. A equipe mandante não acertou o gol francês na partida, só que levou muito perigo com um chute por cobertura feito do círculo central que empataria o duelo.

Mbappé deixou o dele de pênalti, mesmo com atuação apagada antes do intervalo. O camisa 10 e capitão dos Bleus foi muito caçado pelos oponentes e pouco conseguiu desenvolver as jogadas.

A França manteve o domínio no segundo tempo e ampliou com um gol contra. Gibraltar povoou a área com dez jogadores e ia freando a artilharia francesa até que Mbappé disparou, em rara jogada de velocidade, e viu Mouelhi desviar para a própria meta.

Gols e destaques

1x0. Aos 3 minutos de jogo, Coman recebeu na dreita, partiu para cima da marcação e cruzou para a área. Giroud subiu entre a marcação e, sem ser contestado, cabeceou firme para inaugurar o placar.

Travessão. Aos 28', Camavinga ficou com a sobra na entrada da área e bateu colocado, mas o goleiro espalmou para escanteio. Mbappé cobrou com efeito e Tchouameni cabeceou no segundo pau, mas a bola explodiu no poste.

Quase um golaço do meio de campo. Aos 32', El Hmidi desarmou Camavinga no círculo central, viu que Samba estava adiantado e arriscou de muito de muito longe. A bola, no entanto, passou pelo travessão e tocou a rede na parte de cima.

Pênalti com ajuda do VAR e 2x0. Aos 45', Mbappé domina em dois tempos na área e a bola bate no braço de Chipolina. O árbitro mandou o jogo seguir e não marcou a penalidade em campo, mas foi chamado para revisão pelo VAR e mudou a decisão. Mbappé foi para a cobrança e, mesmo com o goleiro acertando o lado, mandou no cantinho para ampliar.

Gol contra e 3x0. Aos 33', Mbappé foi lançado na velocidade pela esquerda, invadiu a área e cruzou. Mouelhi errou ao tentar cortar e acabou mandando estufando a própria rede.

Ficha técnica
Gilbraltar 0 x 3 França

Competição: 3ª rodada das Eliminatórias da Euro
Local: Estádio Algarve, em Faro-Loulé, em Portugal
Data e hora: 16 de junho de 2023, às 15h45
Árbitro: Yevhenii Aranovskiy
VAR: Bartosz Frankowski
Gols: Giroud, aos 3'/1ºT, Mbappé, aos 48'/1ºT, e Mouelhi (contra), aos 33'/2ºT
Amarelos: Julio Ribas

Gibraltar: Coleing; Chipolina; Bernardo Lopes, Ronan (Wiseman) e Olivero; Britto, Sergeant e El Hmidi (Mouelhi); Hartman (Annesley), Casciaro (De Barr) e Pozo (Joseph Chipolina). Técnico: Julio Ribas

França: Samba; Pavard, Wesley Fofana, Konaté (Disasi) e Theo Hernández; Tchouameni, Camavinga (Youssouf Fofana) e Griezmann (Nkunku); Coman (Dembelé), Giroud (Kolo Muani) e Mbappé. Técnico: Didier Deschamps