Topo

Mundial Sub-20 - 2023

Brasil leva virada de Israel e é eliminado nas quartas do Mundial sub-20

Andrey Santos se lamenta em Israel x Brasil, jogo das quartas do Mundial sub-20 - Agustin Marcarian/Reuters
Andrey Santos se lamenta em Israel x Brasil, jogo das quartas do Mundial sub-20 Imagem: Agustin Marcarian/Reuters

Lucas Passanesi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/06/2023 17h44Atualizada em 03/06/2023 18h01

Classificação e Jogos

A seleção brasileira perdeu para Israel por 3 a 2, de virada, na prorrogação e foi eliminada do Mundial sub-20, no Estádio San Juan del Bicentenario, em San Juan, na Argentina. Com isso, a equipe de Ramon Menezes se despede nas quartas de final da competição.

Marcos Leonardo e Matheus Nascimento marcaram para a seleção brasileira. Khalaili, Shibli e Turgeman fizeram os gols do triunfo israelense.

O Brasil chegou a ficar duas vezes na frente do placar, mas não soube segurar a vantagem e, nas duas ocasiões, sofreu o empate com menos de cinco minutos. No final do primeiro tempo da prorrogação, Turgeman fez linda jogada dentro da área e garantiu a classificação de Israel para a semifinal.

Semifinalista, Israel agora aguarda o vencedor de Estados Unidos e Uruguai, que se enfrentam neste domingo às 18h. A semifinal acontece na quinta-feira (8), em La Plata.

Como foi o jogo

A partida começou truncada, com a seleção brasileira encontrando muitas dificuldades. A equipe de Ramon Menezes não conseguiu passar pela forte marcação israelense, que, por sua vez, explorou muito os lados do campo para atacar. Israel logo controlou o meio-campo e dominou a posse de bola.

O primeiro tempo terminou sem gols e não foi nada fácil para o Brasil. O time amarelinho viu a forte marcação israelense se sobressair sobre o ataque. Apesar de dominar o meio e explorar muito as laterais, Israel pecou no último passe e pouco conseguiu finalizar. Os melhores momentos brasileiros foram quando a equipe conseguiu dificultar a saída de jogo israelense, e conseguiu criar boas chances quando decidiu definir as jogadas de forma mais objetiva.

O segundo tempo começou com alteração na seleção brasileira. Guilherme Biro deu lugar a Ronald e a substituição não demorou muito para fazer efeito. Logo aos dez minutos da segunda etapa, Marcos Leonardo recebeu na área e mandou de primeira para o fundo do gol.

Em seu melhor momento na partida, o Brasil mal conseguiu comemorar. Após abrir o placar com uma bela finalização de Marcos Leonardo, a seleção logo sofreu o gol de empate, marcado por Khalaili.

O Brasil sentiu o gol de empate. Israel começou a sair mais para o jogo e rondou, perigosamente, a área brasileira. Com isso, Ramon mexeu no time e tirou Sávio e Matheus Martins para colocar Giovani e Giovane.

Após as alterações o jogo ficou aberto. Brasil e Israel foram em busca do gol da classificação para a semifinal, mas não conseguiram aproveitar suas chances e a partida foi para a prorrogação.

O primeiro tempo da prorrogação foi frenético. Logo no primeiro ataque, o Brasil chegou ao segundo gol com Matheus Nascimento, mas Israel não demorou para reagir e empatou com Shibli dois minutos depois. A partida continuou lá e cá. Nos acréscimos, Turgeman fez bela jogada dentro da área e virou o jogo para a equipe israelense.

No segundo tempo da prorrogação, o Brasil pouco conseguiu criar. Apesar do volume de jogo, a seleção não conseguiu levar muito perigo ao gol israelense. Inclusive, quem chegou mais perto de marcar foi Israel. A equipe teve dois pênaltis, em sequência, a seu favor, mas desperdiçou as duas cobranças. Os jogadores brasileiros protestaram contra as marcações da arbitragem.

Lances de destaque

Ficou no quase: Aos 21 minutos do primeiro tempo, Israel criou a primeira chance de perigo do jogo com uma cabeçada de Lemkin após cobrança de escanteio na primeira trave.

Quase o primeiro gol do Brasil: Após lindo cruzamento de Sávio pela direita, Marquinhos chegou finalizando, mas Tzarfati fez bela defesa e salvou Israel de sair atrás no placar.

Passou perto: O Brasil subiu para pressionar Israel e a bola sobrou para Marcos Leonardo, que dominou no peito, protegeu a bola do zagueiro e finalizou a direita do gol.

Mais um dele na conta: Aos 10 minutos do segundo tempo, Marcos Leonardo abriu o placar para o Brasil com um belo tapa de perna esquerda e anotou seu quinto gol em cinco jogos no Mundial sub-20.

Reação israelense: O Brasil mal conseguiu comemorar. Menos de cinco minutos depois de abrir o placar, Israel chegou ao empate em uma bela cabeçada de Khalaili.

Bateu com estilo: Aos 30 minutos do segundo tempo, Marquinhos fez bela cobrança de falta, mas Tzarfati espalmou para escanteio.

Foi buscar: Após contra-ataque israelense, Senior cruzou, Turgeman dominou, cortou a marcação e bateu para defesa de Kaique.

Começou com tudo: Logo no início da prorrogação, o Brasil subiu para pressionar a saída de jogo israelense e chegou ao segundo gol com Matheus Nascimento em uma bela jogada coletiva.

Jogo lá e cá: Com menos de dois minutos, Israel chegou ao empate com Shibli em uma falha da zaga brasileira. A bola cruzou a área inteira e o jogador completou para o gol.

Linda jogada: Giovane recebeu no meio-campo, foi para cima da defesa israelense e bateu cruzado para bela defesa de Tzarfati.

Golaço: Turgeman recebeu dentro da área, driblou dois zagueiros e mandou uma bomba para fazer o terceiro gol de Israel na partida.

Com auxílio do VAR: O árbitro marcou um pênalti em um toque de mão dentro da área brasileira. Na cobrança, Kaique defendeu a cobrança de Madmoun.

Inédito: No rebote do pênalti, Kaique saiu para dividir com o atacante e o árbitro marcou outro pênalti para Israel. Na cobrança, Ibrahim chutou para fora.

Ficha técnica

ISRAEL 3 x 2 BRASIL

Competição: Quartas de final da Copa do Mundo sub-20

Data: 03 de Junho de 2023, às 14h30 (de Brasília)

Local: Estádio San Juan del Bicentenario, em San Juan, na Argentina

Árbitro: Juan Gabriel Calderón Perez

Cartões amarelos: Guilherme Biro, Matheus Nascimento, Jean e Giovane (Brasil); Shibli e Edri (Israel)

Gols: Marcos Leonardo (BRA), aos 10 min do 2° tempo, Khalaili (ISR), aos 15 min do 2° tempo; Matheus Nascimento (BRA), aos 2 min do 1° tempo da prorrogação; Shbli (ISR), aos 3 min do 1° tempo da prorrogação; Turgeman (ISR), aos 17 min do 1° tempo da prorrogação

Israel: Tzarfati; Feingold, Israelov, Lemkin, Revivo; Kancepolsky, Khalaili (Senior), Madmon, Lugassy (Shibli), Abed; Turgeman (Binyamin). Técnico: Ofir Haim

Brasil: Kaique; André, Jean, Douglas Mendes, Guilherme Biro (Ronald); Andrey Santos, Marlon Gomes, Marquinhos; Sávio (Giovani), Matheus Martins (Giovane), Marcos Leonardo (Matheus Nascimento). Técnico: Ramon Menezes