Topo

Mundial Sub-20 - 2023

Quem é o italiano que desbancou Marcos Leonardo na artilharia do sub-20

Cesare Casadei, meio-campista da seleção da Itália sub-20 - Reprodução/Instagram
Cesare Casadei, meio-campista da seleção da Itália sub-20 Imagem: Reprodução/Instagram

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/06/2023 04h00

Classificação e Jogos

Com o Brasil eliminado do Mundial Sub-20 ao ser derrotado por Israel no último sábado, Marcos Leonardo, do Santos, não tem mais chances de disputar a artilharia do torneio. Mas antes mesmo de ter partidas a mais, um italiano já tinha roubado o posto mais alto do brasileiro. Trata-se do meia Cesare Casadei, jogador do Chelsea, que disputou a segunda divisão inglesa emprestado ao Reading na última temporada.

O que aconteceu

A trajetória de Casadei é um caso clássico de promessa do país. Sua presença na seleção de base da Itália começou na equipe sub-16 e passou por toda formação entre os melhores do país até o sub-20.

Em clubes, a primeira camisa que vestiu foi do Cervia, depois do Cesena e já em 2018 estava na Inter de Milão.

Em 2022, ele foi comprado pelo Chelsea numa negociação que movimentou 20 milhões de euros (R$ 105,2 milhões na cotação atual) considerando bônus por participação. Seu contrato foi de seis anos.

No Chelsea, ele jogou no time sub-21 até ser emprestado, nesta temporada, ao Reading, que disputa a segunda divisão inglesa. Foram 15 jogos e um gol na competição.

Pela qualidade técnica, quando foi contratado pelo Chelsea chegou a ser chamado de 'Lampard italiano' pela imprensa local.

Explosão artilheira no Mundial

Casadei foi impiedoso com adversários no Mundial Sub-20, principalmente com o Brasil.

Logo na estreia, contra a seleção brasileira, marcou dois gols na vitória italiana por 3 a 2. Foram mais dois gols contra a República Dominicana, um na Inglaterra e outro na Colômbia, que valeram o topo da artilharia da competição. Além disso, ele distribuiu duas assistências.

A Itália entra em campo hoje para enfrentar a Coreia do Sul na semifinal do torneio. Do outro lado da chave estão Uruguai e Israel.